É verdade que a unha precisa respirar?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

A resposta é não, pois unhas são células mortas, portanto não respiram. Pequenas pausas entre alongamentos, pode até ser, dependendo do leito de cada cliente, às vezes é preciso um 'descanso' entre um serviço e outro, mas não tem relação alguma com respirar.

Esmaltes convencionais que possuem tolueno, benzeno e formaldeído causam o desgaste das unhas. Por isso, é importante que fiquem ao menos uma semana por mês deixe as unhas sem esmaltes. Sete dias longe de esmalte e da acetona ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que as unhas quebrem com facilidade.

A recomendação é tirá-lo pelo menos um dia antes de ir à manicure para que a unha “respire” já que os poros precisam estar sempre arejados. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o esmalte escuro não fortalece as unhas; apenas penetra mais e causa essa falsa sensação.

'Devemos dar intervalos de no mínimo três dias entre as passadas de esmalte. ' Caso contrário, as unhas ganham manchas brancas, ficam fracas e quebradiças.

Estar com as unhas sempre pintadas, para muitas mulheres, é questão de hábito e demonstra cuidado. Mas você sabia que a suas unhas também precisam descansar? Os esmaltes e os todos produtos utilizados para fazer a manicure são compostos químicos que reagem com a lâmina ungueal.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês. Durante o intervalo você pode utilizar hidratantes próprios para evitar o ressecamento.

Faça as unhas antes do banho
Essa é uma boa e faço sempre – pinto as unhas sempre um tempinho antes de tomar banho (o bastante para que as unhas estejam BEM secas, pelo menos uma meia hora) porque aí não preciso limpar os cantinhos perfeitamente.

Quando você perceber que o esmalte está começando a descascar e estiver ficando quebradiço, o que ocorre cerca de 5 dias após a aplicação, já sabe que é a hora de tirá-lo. Outra dica é remover o esmalte com alguma substância que não leve acetona, já que ela também tem elementos que podem prejudicar as unhas.

Ainda segundo a especialista, a hidratação das unhas pode ser feita com hidratantes para as mãos, mas também com hidratantes específicos para unhas e óleos vegetais. É recomendado massagear bem esses ativos nas unhas, de uma a duas vezes por dia.

5 dias

Qual o tempo máximo que posso ficar com esmalte nas unhas? O ideal é que a pessoa não passe mais do que 5 dias com o esmalte nas unhas. Depois de 5 dias, o mais indicado é tirar o esmalte com um removedor e deixar a unha respirar por pelo menos 2 dias antes de você pintar de novo.

Cubra as unhas com filme plástico
Mesmo após aguardar uma ou duas horas, o esmalte ainda estará úmido. Desse modo, uma dica interessante é cobrir as unhas com filme plástico antes de calçar o tênis. Mas lembre-se de aplicar uma camada de óleo secante sobre o esmalte, para evitar que o plástico grude.

Além do comprimento extenso quase instantâneo, as unhas em gel ou fibra de vidro também são mais resistentes que as naturais e permitem uma maior durabilidade do esmalte. Isso mesmo, não descascam e ficam praticamente intactas por cerca de 25 dias.

Produtos químicos e detergentes ressecam e enfraquecem as unhas. A água também ajuda a amolecê-la e deixá-la mais quebradiça. A solução é sempre lavar a louça com luvas, ser rápida nos banhos e, na hora de lavar as mãos, usar um sabonete hidratante.

As unhas fracas e quebradiças podem surgir devido ao contato direto das mãos com produtos químicos, como detergentes ou acetona, que podem levar ao ressecamento das unhas, ou devido ao hábito de roer unha, que causa microtraumas na unha, não sendo motivo de preocupação.