É verdade que a gelatina enrijece o corpo?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

O alimento é uma excelente fonte de prolina, hidroxiprolina e glicina, três aminoácidos utilizados pelo corpo para sintetizar o colágeno. A alta concentração de proteínas na gelatina ajuda a reforçar os ligamentos e tendões que unem os músculos aos ossos.

Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma.

A gelatina é composta de mais de 90% de proteínas com alto valor biológico, que aumentam os níveis de energia do organismo. Além do mais, o consumo de proteína contribui na construção de massa muscular, melhorando a resistência. Nesse sentido, a gelatina é um alimento muito recomendado para atletas e mulheres grávidas.

Afinal, do que é feita a gelatina? Ela é extraída da pele, cartilagens e dos ossos bovinos, que são riquíssimos em colágeno, a proteína mais importante na formação dos tecidos do corpo e do esqueleto.

Além de atuar para a manutenção do tônus muscular, a gelatina também serve como fonte de aminoácidos importantes para a construção de massa magra.

O colágeno hidrolisado Verisol é o melhor para firmar a pele e é o único colágeno com resultados comprovados. Ele é um composto de peptídeos bioativos de colágeno, moléculas menores que não são consideradas proteínas.

Apesar de conter partes do colágeno, a gelatina não apresenta os mesmos benefícios que o colágeno hidrolisado. Este pode ser encontrado em pó ou em cápsulas e é indicado por especialistas para auxiliar no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.

A alta concentração de proteínas na gelatina ajuda a reforçar os ligamentos e tendões que unem os músculos aos ossos. A gelatina fornece os aminoácidos necessários (prolina e glicina) para a formação de tecido cartilaginoso, propriedade que por sua vez mantém as articulações hidratadas e menos propensas a rupturas.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Já percebeu que os hospitais costumam dar gelatina aos pacientes? Há uma razão científica para isso. De acordo com o site americano Healthy Food Forever, a gelatina é um alimento de fácil digestão, não prejudicando o estômago dos pacientes debilitados e em recuperação.

As opções mais saudáveis são as e origem vegetal, extraídas de algas, como as feitas com agar-agar, incolor e sem sabor, para serem misturadas a sucos de frutas naturais e até em chás.

Os principais alimentos ricos em colágeno são a carne vermelha, o frango e o peixe. Além disso, a gelatina também contém ótimas quantidades de colágeno.

Já a gelatina alimentar deve ser consumida, pelo menos, duas porções (dois potes de 125 ml cada) por dia.