É preciso lavar o quiabo?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Independentemente do método escolhido, a primeira coisa que você deve fazer é lavá-lo e cortá-lo em pequenas fatias. Além disso, para evitar a “baba” viscosa que o vegetal solta, adicione limão à água utilizada para lavá-lo e seque-o antes de preparar o alimento.

Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo - esse é um dos truques para não ficar com baba. Corte cada um ao meio no sentido do comprimento. Com a lateral da faca amasse e descasque os dentes de alho - nem precisa cortar, eles vão inteiros para perfumar e dar sabor à receita.

Lave um a um os quiabos, de preferência com um pano de prato seque um a um. Coloque-os de molho em água e vinagre por uns 20 minutos. Depois desse tempo, passar na água de novo. Seque um a um com outro pano de prato.

O processo é secar o quiabo antes de cortar. Se você lavar depois de cortado, a probabilidade de ter a baba é grande", explica. Pingar gotas de limão na água e deixar agir por cerca de 30 minutos. Colocar pedaços de tomate na hora de refogar o quiabo.

A baba do quiabo pode ser retirada facilmente com vinagre. Para isso, os quiabos devem estar cortados e imersos na água com a adição do vinagre em uma panela que ferverá durante 30 minutos. Depois, basta escorrer o quiabo e preparar do seu jeitinho.

Irrigação. Ao contrário de outras plantas mais exigentes, o quiabo sobrevive a grandes períodos sem água, mas não exagere! Quando as sementes estiverem germinando, a rega deve ser constante, feita uma vez na semana, pelo menos.

O produtor deve ficar atento à colheita, uma vez que, se não coletado no momento certo, ele torna-se duro e fibroso. Normalmente a colheita é iniciada com 60 a 80 dias após o momento do plantio.

Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.

Ele pode ser consumido cru, cozido ou assado, em saladas, sopas, refogados e sucos, por exemplo. Muitas pessoas dizem não gostar de quiabo, devido à textura viscosa do seu interior.

Encher uma panela com água para esquentar. Desligar o fogo quando começar a ferver. Colocar o pote de vidro destampado com o quiabo e o azeite na água da panela em banho-maria ao longo de cinco minutos. Passado esse período, desligar o fogo e esperar esfriar.

Como ele não tolera temperaturas muito baixas por longos períodos de tempo, coloque na parte inferior da geladeira em um saco plástico. Nessas condições, seus quiabos podem durar por até 7 dias. Caso queira congelar, é importante lavar os frutos, secar bem, picar e guardar em um saco plástico de vácuo.

Apenas não deixe de congelar usando a técnica adequada: primeiro escalde, corte em pedaços e congele antes de guardar. De outra maneira, você poderá ficar com quiabo amolecido na hora de descongelar.

Água e batata cozida
Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio. Após essa etapa, você deve colocar as folhas dentro da geladeira e deixá-la por 2 horas.

60 minutos

Como tirar baba do quiabo rápido? Para tirar baba do quiabo rápido, basta lavar os quiabos e antes mesmo de cortá-los, coloque-os em uma tigela com 1 litro de água misturada com 1 xícara de vinagre e deixe-os de molho por cerca de 60 minutos.