É possível ver outras galáxias da Terra?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 19 votos

Observando em todas as direções é possível ver galáxias que podem estar tão perto como algumas centenas de milhares de anos luz até galáxias tão distantes que são necessários telescópios de grande porte para se fotografar e estudar.

Apesar das variações nas estimativas dos especialistas, eles acreditam que existam entre 100 e 200 bilhões de galáxias no universo observável, formadas por bilhões de estrelas.

Andrômeda é a galáxia mais distante que pode ser vista a olho nu; veja imagem.

As imagens perfeitas de estrelas, galáxias, planetas e nebulosas a que temos acesso tornaram-se possíveis graças à utilização de telescópios espaciais, sondas espaciais e radiotelescópios. Por mais que as imagens dos diversos corpos celestes foram captadas recentemente, elas não revelam o estado atual do objeto.

Conheça um pouco mais sobre a Galáxia de Andrômeda, o objeto mais distante que podemos ver no céu a olho nu. A galáxia Andrômeda é observada por humanos há um bom tempo. Há registros sobre a "Pequena Nuvem" no Livro de Estrelas Fixas do astrônomo persa Abd-al-Rahman Al-Sufi, do ano 964, e em outros livros posteriores.

O Grande Atrator: além da Via Láctea, milhares de galáxias são atraídas para um mesmo ponto no universo. Tudo que se move vai para algum lugar, com as galáxias não é diferente. Entenda qual é o grande atrator de milhares de galáxias, inclusive a Via Láctea, e para onde elas vão.

A análise cobriu 13 bilhões de anos, época muito próxima ao Big Bang – momento em que a ciência acredita que o universo teve origem – e chegou ao número de 2 trilhões.

A galáxia de Andrômeda é uma vizinha da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Porém, não se engane: apesar de ser a que está mais próxima a nós, ela dista cerca de 2,5 milhões de anos-luz, ou seja… 2,5 x 9.460.800.000.000 km!

Andrômeda contém um núcleo duplo, evidenciado pelo Telescópio Espacial Hubble. Ainda se discute se o núcleo é realmente duplo, com a absorção violenta de uma galáxia menor por Andrômeda, ou se apenas foi aparentemente dividido em dois pela poeira interestelar.

A escura e pequena galáxia na periferia da Via Láctea pode ser a menor conhecida no universo, dizem os astrônomos. Conhecida como Segue 2, termo na língua inglesa, a galáxia anã é composta de apenas mil estrelas unidas por um aglomerado de matéria escura.

Localizada a cerca de 390 anos-luz do centro da Via Láctea, a nuvem é composta por bilhões e mais bilhões de litros de álcool flutuando dentro dela, assim como por moléculas de metanoato de etila — que, curiosamente, tem cheiro de rum e é usado pelos terráqueos como flavorizante sabor framboesa.

Segundo os cientistas do NOIRLab, da NSF, centro de pesquisa que opera o telescópio, a medida que as galáxias se unem, suas forças gravitacionais em duelo devem desencadear explosões de intensa formação estelar, que vão distorcer descontroladamente suas estruturas.