É possível responder a pesquisa do IBGE pela internet?

Perguntado por: ucaldeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 15 votos

Responder o Censo 2022 nunca foi tão fácil, pois agora existem três possibilidades para isso: de maneira presencial, online ou pelo telefone. Dessa forma, o brasileiro pode escolher a opção que for mais cômoda para participar do questionário.

Quem ainda não respondeu o questionário, pode responder por mensagem via WhatsApp.

Para responder o Censo pela internet
Após uma visita inicial obrigatória do recenseador, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. Então, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.

Além dos computadores de mão, os recenseadores levam agora uma cartinha. Ela é entregue aos porteiros, síndicos ou deixadas nas caixas de correio. O texto diz que a entrevista não foi realizada, o que pode ser entendido como uma recusa e isso pode gerar uma multa de 10 salários mínimos, que está prevista em lei.

Pouca gente sabe, mas a Lei 53.534, de 1968, diz que todas as pessoas são obrigadas a prestar as informações solicitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quem não fornecer os dados poderá pagar multa de até 10 salários mínimos.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Até 1º de novembro, 66% da população já havia respondido ao questionário, segundo o governo. Ao topar fazer parte da pesquisa, existem três formas que você pode responder: diretamente a um dos recenseadores que visitam a sua casa, por e-mail ou por ligação telefônica.

Como identificar o agente pelo portal do IBGE
O morador pode também confirmar e identificar o agente pelo portal oficial www.ibge.gov.br – ao acessar automaticamente um banner oferece o serviço: Deseja confirmar se o entrevistador é do IBGE?

Por meio de uma nota, o IBGE já confirmou que a notícia é falsa. Além disso, as informações também foram desmentidas pelo Ministério da Cidadania, responsável pelos pagamentos do projeto social. A pasta afirma que a informação não tem nenhum pé na realidade.

É possível confirmar a identidade do agente pelo telefone 0800 721 8181 ou na página online Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br/entrevistador).