Qual a importância da cartografia nos dias atuais?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.

Foram unânimes em afirmar que a cartografia é uma grande auxiliar na interpretação, localização e sistematização do conteúdo geográfico. Em razão disso, procuram, na medida do possível, fazer uso da leitura e interpretação de mapas em todos os conteúdos geográficos trabalhados.

A cartografia permite também a espacialização de informações geográficas úteis para tomadas de decisões na esfera polícia, gestão e planejamento e para o desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico. Para tal, são utilizados os mapas: políticos.

Conceito de cartografia
Seja através de mapas e cartas disponíveis em meios físicos e digitais, podemos entender essa ciência como o padrão fundamental de orientação e localização em todo o espaço.

Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.

A cartografia é importante a medida que contribui no monitoramento de fenômenos naturais, alterações do meio ambiente e da atmosfera, previsão do tempo, planejamentos de rotas da aviação, observação de fenômenos geológicos, vulcões, erosões de solo, inundações, níveis do desmatamento.

Com o advento de computadores e equipamentos mais precisos em medição de distâncias, como satélites poderosos, os profissionais da área passaram a ter ferramentas melhores para a coleta e o processamento de dados geográficos, tornando a confecção de mapas mais precisa e certeira (mas não mais fácil).

A cartografia social visa identificar o território, mapeando características socioespaciais da população em tela. Seu objetivo é garantir os interesses socioambiental, econômico e cultural ou com vínculos ancestrais e simbólicos de diferentes tipos de comunidade (Gorayeb, 2014).

Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.

Esta transformação digital inclui o crowdsourcing baseado em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e observação da Terra, os sistemas automatizados de localização e cartografia, o big data e a robótica, além do registros de terra sendo terceirizados ao setor privado.

A cartografia digital oferece numerosas vantagens na realização de obtenção de dados visuais e georreferenciados, monitoramento, medições de áreas, cálculo de distâncias e análise de altimetria. O uso de mapas digitais aprimora a precisão das informações, aumentando a eficácia na tomada de decisões.

Segundo Miceli, o mapa traz informações de aspectos culturais, estratégicos, bélicos e religiosos. “Antes da invenção da escrita, a humanidade desenhou mapas nas paredes das cavernas, por meio de pinturas rupestres feitas com a intenção de representar o caminho dos locais onde havia caça”, afirma o historiador.

A cartografia nos permite ler e interpretar a realidade e pode entrar no currículo desde a Educação Infantil, com jogos e brincadeiras. Compartilhe esse conteúdo: Chegar a um lugar desconhecido utilizando um mapa ou abrir o guia de ruas para traçar um bom caminho é uma tortura para muita gente.

A evolução cartográfica é consequência da elaboração de novas técnicas, que possibilita maior eficiência no mapeamento e interpretação espacial. Durante a década de 1960, com o desenvolvimento da informática e dos satélites artificiais, tornou-se possível conhecer lugares da Terra antes inacessíveis aos seres humanos.

Os mapas, as imagens de satélite, fotografia aérea são os principais produtos cartográficos. Eles representam partes da superfície ou toda a superfície da terra. São instrumentos que nos ajudam a conhecer, compreender e analisar a realidade.