Qual é o objetivo da cartografia social?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

A Cartografia Social apresenta-se como um recurso fundamental para o desenvolvimento da noção espacial, bem como permite identificar, analisar e problematizar os aspectos da realidade presentes na escola e na comunidade onde ela estiver inserida.

A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.

Professor, o componente Curricular Cartografia Social e Afetiva tem como objetivo mostrar como as metodologias participativas intituladas cartografia social, mapeamento participativo e mapas afetivos podem contribuir para o desenho ambiental nas suas instâncias iniciais visando a par- ticipação popular no planejamento ...

Cartografia social é o ramo da Cartografia que elabora mapas sociais, que expressam a realidade de populações específicas. Os mapas são criados com a participação dessas comunidades e usados como instrumento de defesa de seus direitos.

A Cartografia Social é uma potente ferramenta que empodera a comunidade escolar afim de reconhecer as potencialidades e identificar as dificuldades espaciais em relação ao uso e ocupação do solo, bem como a compreensão do espaço urbano e rural.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.

A cartografia social vem se consolidando com instrumento de defesa de direitos. A cartografia social permite às populações desenhar, com ajuda de profissionais, mapas dos territórios que ocupam.

A cartografia Social no Brasil ganha visibilidade na Amazônia, sendo utilizado como instrumento de luta das comunidades tradicionais da floresta (Acselrad,2008).

A Cartografia Afetiva visa à elaboração de representações de rotas e locais de relevância sentimental para o sujeito no âmbito da comunidade a qual se insere, ou seja, aqueles que os remetem a lembranças positivas pretéritas.

A Cartografia Social como ferramenta é um exercício participativo que, por meio de pesquisas de campo, oficinas ou grupos de debate, utiliza o mapa como centro de motivação, reflexão e redescobrimento do território num processo de consciência relacional, convidando os habitantes de um determinado território a falar ...

As práticas de cartografia social tomaram corpo a partir da década de 1990, no Brasil, como um processo de politização das apropriações do território (Acselrad, 2010. Mapeamentos, identidades e territórios.

O uso da cartografia social para elaboração desses limites é de fundamental importância para garantir os direitos das comunidades tradicionais. A cartografia social é utilizada no processo de integração da comunidade e sua efetiva participação na discussão e construção dos limites da TI e na delimitação da área.

Rolland Paulston

2 - Cartografia social: origem e variações
As primeiras referências ao termo encontradas na literatura acadêmica são em inglês, social cartography, e datam do início dos anos 1990, com os trabalhos de Rolland Paulston.