Como ensinar a cartografia?

Perguntado por: acustodio7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Trabalhe cartografia com exercícios de lateralidade realizados em vídeos ou aulas síncronas. Sobre mapas, é possível gravar vídeos explicando seus elementos constituintes, como título, legenda, rosa dos ventos, escala e fonte. Ou, ainda, comparando o tamanho de estados e regiões”, recomenda.

Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas.

A Cartografia é muito importante no ensino da Geografia. Um indivíduo que domina esta área do conhecimento é capaz de interpretar mapas, fazer representações e buscar novas tecnologias para processar informações sob uma perspectiva espacial (VIEIRA, 2001).

Noções básicas de cartografia
Há três projeções cartográficas que são mais conhecidas: a cônica, a cilíndrica e a azimutal. Escala cartográfica: é a redução do que vai ser representado em um mapa (lagos, rios, represas, estradas, montanhas etc) para que caiba tudo em um espaço limitado.

Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a construção da cidadania.

As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.

A Cartografia assume o papel de meio de comunicação, utilizando uma linguagem própria, que auxilia as ciências humanas, e em especial a Geografia, no estudo das relações sociais que ocorrem no espaço. Para tanto, a BNCC (2018) propõe a alfabetização cartográfica ao longo do Ensino Fundamental.

O que é Cartografia? A Cartografia é a área do conhecimento que consiste em produzir, analisar e interpretar as mais variadas maneiras de se representar a superfície da Terra. Um exemplo disso são os mapas, as plantas, entre outras composições.

A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.

Os elementos fundamentais do mapa são:
Título: local, assunto, data. Legenda: o que os símbolos significam. Orientação: as direções cardeais. Pelo menos a direção para o Norte Geográfico.

Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.

Tipos de mapas

  • Mapas físicos. Reúnem os aspectos físicos da superfície de um determinado território, como: ...
  • Mapa político. Representa a delimitação das fronteiras territoriais entre municípios, estados e países. ...
  • Mapas econômicos. ...
  • Mapas demográficos. ...
  • Mapas históricos. ...
  • Mapa topográfico. ...
  • Mapa estilizado.

Uma ampla diversidade de atividades são propostas para o estudo de cartografia nas escolas (Figura 1), na qual a atividade mais utilizada com os alunos é o trabalho com mapas que atinge uma porcentagem de 38%. Outras atividades também são realizadas, como maquetes (16%) e vários jogos (16%).

A Cartografia é a ciência que instrumentaliza os sujeitos a lerem o mundo de forma mais completa. O aluno deve ser competente em Geografia, isso implica utilizar de suas habilidades cartográficas buscando sua interpretação.

Para utilizarmos o trabalho com Mapa Conceitual nas aulas dos alunos dos Anos Iniciais, o professor precisa fazer uso de exemplos, mostrando alguns desenhos de mapas conceituais já prontos, construir outros mapas conceituais com a turma, passo a passo, de modo a mediar várias situações didáticas e concretas para o ...