Que horas o IBGE passa?

Perguntado por: ijesus6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

O serviço funciona todos os dias, das 8h às 21h30. Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, no segundo dia após a visita do recenseador ele receberá uma mensagem por SMS e e-mail alertando sobre o prazo.

O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 21h30. As informações são importantes para calcular o número de habitantes da cidade e contribuir para o desenvolvimento do município.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

É possível confirmar a identidade do agente pelo telefone 0800 721 8181 ou na página online Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br/entrevistador).

Quem ainda não respondeu o questionário, pode responder por mensagem via WhatsApp.

A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é considerada fundamental porque todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, são visitados. A partir desse trabalho, são obtidas informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública.

A pesquisa do IBGE analisa tanto a renda do trabalho recebida pelos brasileiros quanto a de outras fontes. Nas outras fontes, estão os outros rendimentos, que incluem os benefícios sociais, além de aposentadoria e pensão, aluguel e arrendamento e pensão alimentícia, doação e mesada.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Questionário básico

  • Identificação do domicílio;
  • Informações sobre moradores;
  • Características do domicílio;
  • Identificação étnico-racial;
  • Registro civil;
  • Educação;
  • Trabalho e rendimento; e.
  • Mortalidade.

As perguntas são mais detalhadas, como: quantos moram ali e quem são (sexo, idade, cor ou raça)? O domicílio possui coleta de lixo?

Mesmo quem não responder aos questionários, essas pessoas vão ser contadas na estatíscia a partir de cálculos matemáticos. Ainda assim, o ideal é que todos participem, para que o recenseamento seja mais fiel à realidade.

Responder o Censo 2022 nunca foi tão fácil, pois agora existem três possibilidades para isso: de maneira presencial, online ou pelo telefone. Dessa forma, o brasileiro pode escolher a opção que for mais cômoda para participar do questionário.

Quem se recusar a respondera pesquisa do IBGE estará sujeito a multa de até dez vezes o salário mínimo vigente no país (R$ 13.020).