É possível corrigir escoliose com exercícios?

Perguntado por: rbeiramar7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Existem diversos exercícios para escoliose, justamente porque fortalecem a musculatura da coluna e do abdômen e não pioram a curvatura. Dentre esses exercícios para escoliose, os exercícios de autocorreção da curvatura são bastante indicados, pois ajuda até mesmo na melhora da curva.

4- Exercício para escoliose: Alongamentos
Além disso, é sempre importante realizar alongamentos, que podem ser feitos deitados de costas, abraçando as pernas e esticando pernas e quadril. Os alongamentos são importantes porque auxiliam a relaxar a musculatura contraída, o que melhora o quadro de dor.

É possível afirmar que em boa parte dos casos a escoliose tem cura. Entretanto, como na maioria das vezes, as causas são desconhecidas, o diagnóstico precoce é fundamental para dar início ao tratamento correto. A doença deve ser tratada assim que descoberta, a fim de se aumentarem as chances de ser curada.

A musculação, feita com orientação de um Fisioterapeuta ou de um professor de Educação Física especializado em desvios de coluna, complementa o tratamento de escoliose: isso porque os exercícios fortalecem os músculos do abdômen, que dão sustentação à coluna, e os próprios músculos das costas.

Portadores de escoliose apresentam o corpo inclinado lateralmente. Dos estágios iniciais da doença até o período final do crescimento, as dores nas costas costumam ser leves. Com a evolução da doença, porém, o grau dos desvios no tórax pode aumentar e promover alterações em outras estruturas anatômicas.

Tratamento para Escoliose

  1. 1 – Aviãozinho. Mantenha-se em pé. Em seguida, flexione o tronco para frente, com os braços abertos na direção dos ombros e uma perna elevada para trás. ...
  2. 2 – Prancha Lateral. Exercício excelente de fortalecimento do abdômen. ...
  3. 3 – Perdigueiro. Exercício que trabalha a coordenação e a musculatura.

Pratique Exercícios Regularmente
Fazer atividades físicas regularmente é essencial para fortalecer a musculatura, especialmente das costas e do abdômen, que ajudam a manter a coluna estável e de acordo com as suas curvaturas naturais. Por isso, não deixe de investir em alongamentos e musculação.

O problema afeta pessoas de todas as idades, até mesmo as crianças. Contudo, na infância, geralmente não é feito nenhum tratamento, pois, com o crescimento, o problema se corrige sozinho. Porém, dependendo da idade e do grau de curvatura, a fisioterapia pode ser necessária.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.

Quem tem escoliose não pode praticar atividades físicas? Mito. Um paciente com escoliose pode praticar atividades físicas, sim. A diferença é que é preciso se atentar às modalidades que possam causar impacto na coluna.

Em caso de escoliose leve (curvatura até 20 graus), o tratamento é a correção postural, exercícios específicos para coluna e constante reavaliação clínica e radiográfica para perceber as mudanças. O acompanhamento médico e fisioterapêutico é fundamental.