É perigoso anestesia da endoscopia?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.4 / 5 2 votos

Agora, se você quer saber se o sedativo da endoscopia é perigoso, saiba que não é. Além de a aplicação ser realizada por um anestesista, é indicado que o paciente leve um acompanhante adulto, já que pode apresentar sonolência ou dificuldades de locomoção.

Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas. Outros riscos são de perfuração, sangramentos (após biópsia ou remoção de pólipos) e infecções, causadas pela possível migração de bactérias do estômago para a corrente sanguínea.

Quanto tempo dura a sedação para endoscopia? A endoscopia em si é um procedimento bastante rápido, que costuma durar de 15 a 20 minutos. Assim que o exame termina, o paciente é levado para uma sala de recuperação, onde ele fica até que o efeito mais intenso da sedação passe. Isso pode levar entre 15 a 30 minutos.

A endoscopia é perigosa? No meio médico ela é considerada bem segura. As complicações que podem aparecer durante o procedimento são muito raras. Para que haja uma redução destes riscos é fundamental que o médico avalie e acompanhe o paciente, orientando-o para fazer a preparação adequada para o exame.

Para endoscopia digestiva alta de rotina, midazolam é superior ao diazepam, quando utilizado como o único agente sedativo (GRAU DE RECOMENDAÇÃO A).

Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

Alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias. Alguns fatores contribuem o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar: Uso prolongado de drogas sedativas. Uso de doses elevadas de drogas sedativas.

Coma induzido
É o que acontece durante uma cirurgia feita com anestesia geral, por exemplo. “Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação.

Nós sabemos que a grande maioria das pessoas têm medo da endoscopia, mas atualmente, não há motivo para ter medo. O procedimento é extremamente seguro, apesar invasivo, realiza-se a endoscopia com muitos cuidados e usualmente não ocasiona nenhuma dor ou desconforto para o paciente.

Após a realização da Endoscopia Digestiva Alta, o paciente não pode dirigir automóveis ou manusear instrumentos ou aparelhos de precisão durante 12 horas, pois sob o efeito de sedativos, o paciente poderá sofrer um acidente. É comum que o paciente sinta muito sono após a realização.

Cuidados após a endoscopia
Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).

Esse medo gera ansiedade, que pode prejudicar a realização do exame. A sedação, o fato de o aparelho filmar o estômago, a recuperação e os riscos são os receios mais comuns.

Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. Deve ser feito um jejum absoluto de oito horas antes da realização do exame.