É obrigatório colocar o marido no Cadastro Único?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Segundo as informações do Ministério da Cidadania, a resposta é sim.

Clicar no botão [SELECIONE PESSOA DA FAMÍLIA]; Selecionar a pessoa que deseja excluir o cadastro clicando na funcionalidade 'Excluir pessoa'; Selecionar o motivo para a exclusão da pessoa, complementando com os dados solicitados pela aplicação; Clicar no botão [CONFIRMAR].

A inscrição no Cadastro Único pode ser feita por quem mora sozinho (famílias unipessoais), desde que a pessoa esteja enquadrada nos critérios exigidos.

O Bolsa Família é pago para grupos familiares, e não necessariamente para indivíduos. Estes somente o recebem de forma individual quando residirem sozinhos. Portanto, quando residirem conjuntamente, marido e esposa não podem receber o Auxílio Brasil ao mesmo tempo.

Tem direito a entrar no CadÚnico cidadãos que nunca se cadastraram e se encaixam nos seguintes critérios: Ser o Responsável Familiar da casa (preferencialmente, mulher); Possuir renda mensal máxima por pessoa de meio salário mínimo; Possuir renda superior, porém interessado em algum benefício que utiliza o CadÚnico.

Dessa forma, a cidadã só precisa informar que se separou do marido, caso ele saia da casa. Se ele continua morando na mesma residência, ele continua sendo visto como alguém de família, aos olhos do Governo Federal.

É possível estar separado de fato, mas continuar vivendo na mesma casa? Sim, é possível e bastante comum, na realidade. A separação de fato é determinada pelo fim da intenção de ser uma família na condição de casal, e não pelo local da moradia.

Mas e a pessoa que mora sozinha? Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.

Eu RG______________________________, CPF:________________________________, declaro residir sozinho(a) na rua/avenida. ________________________________________nº:________ , bairro:_________________ cidade:__________________, estado do___________________ , por motivo de .

Como excluir outra pessoa do meu Cadastro Único? Caso seja o Responsável Familiar, poderá fazer a exclusão de outra pessoa que esteja na composição do seu Cadastro Único somente por método presencial. Isso porque, nesse caso resultaria em uma atualização cadastral, que só é permitida em um CRAS.

O casamento em si não tem influência no Auxílio Brasil ou na perda do recebimento do benefício. O que pode gerar o cancelamento do pagamento, é o aumento da renda.

A licença casamento, também conhecida como licença gala, é um período de afastamento sem prejuízo salarial concedido ao trabalhador que irá se casar.

Como atualizar o CadÚnico pela internet

  • Baixe o app do Cadastro Único (Android | iOS);
  • Clique no botão “Entrar com gov.br”;
  • Logue na sua conta Gov.br usando CPF e senha;
  • Toque em “Atualização cadastral por confirmação”;
  • Adicione novas informações ou confirme as atuais;
  • Toque em “Enviar cadastro”.

Pra saber o número do NIS ou ver se as suas informações estão atualizadas não é mais preciso ir até o Cras. O Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma ferramenta online, a Consulta Cidadão, que vai facilitar a vida dos usuários do Cadastro Único.