É normal ter fimose até quantos anos?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Até que idade é normal ter fimose? Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

Embora seja mais raro, a Fimose também pode acontecer em adolescentes entre 16 e 18 anos e nos adultos. Nesse artigo, explicaremos melhor os tipos de fimose e os graus de classificação da doença.

Então, a resposta a essa pergunta é: não, não existe idade certa. Se houver uma indicação correta para a cirurgia, desde o recém nascido até o idoso, podem e devem ser operados. Não há uma idade “melhor”! Cada momento da vida tem suas vantagens e desvantagens.

É normal que, nos primeiros meses de vida, o prepúcio não se mova, mantendo-se preso à glande. Com cuidados e hábitos adequados de higiene, essa aderência costuma desaparecer naturalmente ao longo da infância. Aos 3 anos de idade, 50% dos meninos já conseguem retrair o prepúcio.

Isso indica que a fimose em adultos é uma condição rara, mas não menos perigosa. Quando a fimose é causada por alguma infecção, é necessário que ocorra uma repetição desses sintomas para chegar a esse ponto.

A fimose pode causar um certo desconforto na vida sexual do homem, já que há excesso de pele no órgão. Nesses casos, os homens podem relatar dor, laceração, inchaço ou sangramento. Mas o impacto dessa condição vai muito além disso, já que o prepúcio pode dificultar a limpeza da área íntima, especialmente da glande.

Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

O tratamento para a fimose no adulto é cirúrgico. O diagnóstico deve ser feito pelo médico urologista, pois pode ser confundido com o excesso de pele, que só tem a necessidade de uma intervenção cirúrgica quando incomoda o paciente.

A fimose secundária pode surgir tanto na adolescência quanto na vida adulta e, além do câncer de pênis, quando não tratada pode causar problemas também no desempenho sexual.

A cirurgia de fimose o pode ser feita tanto em crianças quanto em adultos, mas não é a primeira recomendação em todos os casos.