É normal sentir dor no pé da barriga depois de ter relação?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Rebeca Gerhardt explica que o orgasmo – aquela sensação intensa e prazerosa, como se a gente estivesse preste a explodir – provoca uma série de contrações no útero. “A dor no pé da barriga pode ser normal e estar vinculada às contrações”, explica.

É comum, principalmente após o orgasmo, já que ele libera a ocitocina (chamado 'hormônio do prazer'), que leva a uma contração do útero”, explica Thalita Domenich, médica assistente da Santa Casa de São Paulo e mestre em tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

As causas orgânicas que podem desencadear a dor são: infecções genitais, endometriose, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), distúrbios hormonais e uso prolongado de alguns anticoncepcionais que diminuem a lubrificação vaginal e o desejo sexual da mulher.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Quando a mulher está ou esteve com alguma infecção, alergia ou outra situação que provoque feridas no colo do útero, o contato do pênis com a região sensibilizada durante a relação sexual pode causar dor e sangramento.

Quando estamos muito excitadas, podemos notar um fluido transparente e sem cheiro, mesmo depois que o sexo termina. É normal ficar lambuzada mesmo! Esse corrimento aquoso é normal e saudável.

Cerca de 1 em cada 3 pessoas que usam o Clue relatam dor na ovulação. A dor de ovulação geralmente é sentida na parte inferior do abdômen. A dor de ovulação pode variar de experiências leves a graves.

alergia a produtos químicos em preservativos ou absorventes internos; candidíase de repetição ou não tratada; ISTs – infecções sexualmente transmissíveis, como HPV, clamídia, sífilis, gonorreia e herpes.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

Os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação aparecem de forma variada. Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais.