É normal nascer verruga do nada?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Outro mito comum é que a verruga sempre nasce no mesmo lugar. O dermatologista ressalta que isso pode ocorrer pois, mesmo que o paciente tenha feito o tratamento correto para o problema, pode acontecer de nem todas as células serem extintas, o que leva a lesão a ressurgir no mesmo local, ou bem próximo.

As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.

As verrugas comuns são as mais habituais. Seu aspecto é arredondado e áspero, sem coloração diferente do restante da pele. Elas se manifestam especialmente nas áreas de maior atrito do corpo, como mãos, joelhos, cotovelos e dedos. Podem ocorrer desde a infância e são benignas, isto é, não levam a outras doenças.

Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.

As verrugas são causadas por um vírus, o papilomavírus humano (HPV). Esse vírus pode entrar na pele do paciente por meio de uma microlesão ou machucado, que pode ou não ser invisível aos olhos. Assim, o vírus se instala nesse ponto e a verruga começa a crescer como a conhecemos.

Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas. Muitas vezes são tão pequenas que não conseguimos enxergar como foi mostrado na foto acima, mas é possível senti-las com os dedos.

As verrugas anogenitais são as mais perigosas, e há vários tipos de sorotipos de HPV que podem causá-las. A transmissão deste tipo ocorre através da relação sexual, por isso é imprescindível usar preservativos. Mães que possuam a doença não devem dar fazer parto normal, uma vez que a chance de infecção pode ser grande.

Se você não tem certeza se o crescimento de sua pele é uma verruga (alguns cânceres de pele se parecem com eles), não melhora com o tratamento em casa, dói, ou se você tem muitos deles, verifique com seu médico.

Quando as verrugas podem ser um sinal de alerta
Embora quase sempre as verrugas sejam lesões benignas que não causam maiores problemas à saúde, em alguns casos elas são sinais de atenção. É o caso das verrugas anogenitais. Essas lesões podem dar origem a tumores malignos como câncer de colo de útero e pênis.

Tentar cortar, furar ou remover a verruga sozinho pode agravar ainda mais o caso, com chances de ocorrer um sangramento e a formação de uma nova infecção.

As verrugas genitais variam em tamanho, podendo ser pequenas ou grandes. Além disso, a tonalidade pode ser da cor da pele, rosadas ou amarronzadas, enquanto a superfície costuma ser rugosa e áspera.

não é vergonhoso ter hpv. o que tem que buscar é tratar. tratar saber que se tá com lesão se não tá com lesão. e buscar aí o tratamento.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.

As verrugas podem ser retiradas por meio de medicamentos tópicos, pelo método de congelamento com nitrogênio ou por extração com bisturi elétrico ou radiofrequência. Os remédios para uso doméstico são prescritos pelo dermatologista, mas também há aqueles que devem ser aplicados em consultório.

Você também pode tentar remover a verruga com o bicarbonato de sódio.Dissolva o bicarbonato em água e depois lave a mão ou o pé que contém a verruga com a mistura. Deixe que sua mão ou a parte afeta seque naturalmente, com o bicarbonato ainda nela. Repita o processo com frequência, até que a verruga desapareça.