É melhor ter 2 ou 3 gatos?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 4 votos

Seria melhor sempre adotar gatinhos em par para que eles tenham um companheiro e se sintam mais seguros na nova casa. Mesmo se você já tenha um gato, temos certeza que ele ficaria muito feliz em ter um companheiro, ou dois, ou três, para brincar. A adoção de dois gatos traz muitos benefícios.

Depende… especialmente do gato! Se este gato for do tipo solitário, provavelmente por ser medroso e inseguro, talvez ele seja mais feliz sozinho. É sempre possível tratar o medo e fazê-lo se acostumar com uma companhia, mas é provável que ele realmente prefira viver sozinho, ou no máximo, com um outro gato.

O ideal é adotar dois gatos juntos – irmãos de ninhada ou amigos – que já têm um laço formado. Se for adotar o segundo, ou terceiro mais tarde, leve em conta a personalidade do seu gato. Mas atenção: alguns gatos podem nunca se dar bem, não importa o que você faça. Podem apenas se tolerar.

Uma boa estratégia para evitar desgastes desnecessários é adotar gatos de uma mesma ninhada. Ao contrário do que as pessoas pensam, não é melhor adotar um filhote para o seu gato adulto se “acostumar mais fácil”. Os filhotes têm muito mais energia e um bebê pulando pela casa pode ser um stress imenso para seu amigo.

Ou seja, um casal poderia ter até quatro gatos, enquanto que uma pessoa sozinha pode ser conveniente que tenha apenas dois. Devemos realçar que esta é uma indicação genérica e que existem pessoas que convivem com "mais gatos que a conta" mas conseguem cobrir bem as suas necessidades afetivas e outras necessidades.

Quantidade de caixa
O ideal é ter uma caixa a mais do número de gatos. Se você tem 3 gatos, deve ter 4 caixas e assim por diante.

Muitas pessoas têm dúvidas se a relação entre dois bichanos é benéfica para eles, já que os felinos são conhecidos por terem um temperamento territorialista. Mas não se engane: dois gatos vivendo juntos podem se beneficiar muito com a companhia um do outro!

Dois gatinhos também trazem amor em dose dupla. Além disso, a transição do abrigo para a nova casa fica mais fácil, os gatos fazem companhia um ao outro (então não tem problema de deixar sozinho por um curto período de tempo), eles brincam, se limpam, se amam e se mantém saudáveis tanto físico quanto emocionalmente.

Se seu gato não brinca mais como antes, pode estar entediado e precisa de mais companhia. A maioria dos gatos tem menos energia conforme envelhece, mas, se você notar uma diminuição brusca na vontade do seu gato de brincar, pode ser sinal de que uma das necessidades dele não está sendo atendida.

"Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por apartamento até 3 cães ou 4 gatos adultos." Ou seja, no total, são permitidos entre 3 e 4 animais por apartamento, de acordo com a lei.

Passado algum tempo, coloque o novato novamente no cômodo com a porta fechada, solte o residente e volte a manter os pets separados. Repita o procedimento até perceber que os dois gatinhos já se sentem à vontade no ambiente um do outro, o que pode levar de poucos dias até mais de uma semana.

Quais são as raças de gatos mais dóceis?

  • O leal gato Persa. Conhecido por ser o felino mais sociável de todos, os gatos persas são carinhosos, fiéis e muito calmos. ...
  • O gigante carinhoso Ragdoll. ...
  • Grande amor com o Maine Coon. ...
  • O Siamês, centro de todas as atenções. ...
  • O brincalhão Havana Brown. ...
  • O calminho Sagrado da Birmânia.

É preciso ter uma caixa por pet mais um. Mesmo sabendo que dois gatos podem usar a mesma caixa de areia, a regra também vale para a dupla. Então, se você tem 2 gatos, deverá comprar três caixas de areia. Já se tiver 8 gatos, adquira 9 caixas de areia e assim por diante.

Uma dica de segurança é que o animal fique sempre longe de janelas abertas ou portas que possam ser abertas, machucá-lo e até servir para uma possível fuga. De preferência, deixe a cama do bichano longe da caixa de areia.

Fazer uma adoção de dois ou mais gatos ao mesmo tempo em vez de apenas um pode trazer benefícios óbvios, como o dobro do amor, o dobro da fofura, o dobro do afeto e companhia.

Os gatos podem ver com pouca luz, então é provável que, mesmo com as luzes apagadas, eles consigam se movimentar sem grande esforço. No entanto, pode demorar um pouco até que ele se acostume ao seu novo ambiente, portanto, é uma boa ideia ter uma luz noturna para facilitar as coisas no início.