É correto dizer vai ir?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).

No Brasil "eu vou ir" é considerado redundante e inadequado. "Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei".

Na construção “vou ir”, o termo “vou” funciona como verbo auxiliar da locução verbal indicativa de futuro. Nesse sentido, ele pode ser usado com diversos outros verbos no infinitivo. Vejamos alguns exemplos: Eu vou ir ao teatro amanhã.

Todavia, outros tantos gramáticos não veem problema algum na construção “eu vou ir”, já que “vou” é verbo auxiliar (indicativo de tempo futuro) e está no presente, ao passo que “ir” é o verbo principal (indicativo da ação) e está no infinitivo.

A forma verbal que geralmente se usa é vou, embora a forma verbal irei seja mais lógica por ser futuro. A forma verbal vou, por ser presente, é mais decisiva.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Resposta: Sim, é possível e correto. Ou seja, não há nada na língua portuguesa que proíba ou impeça o falante de dizer: “Em 2050 irei morar na Lua” (em vez de “morarei”), tanto é que muita gente faz uso dessa locução verbal.

Tenho de ir embora ou Tenho que ir embora? A forma correta é tenho de. Ter de exprime uma obrigação, uma necessidade ou um desejo, e é sinónimo de “dever, precisar, querer”.

As duas formas existem na língua portuguesa e estão corretas.

Verbo ir - Verbo irregular da 3ª conjugação.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais.

Qual a diferença entre "para eu" ou "para mim"? Primeiro você deve saber que ambas as expressões estão corretas, mas devem ser utilizadas em contextos diferentes. O “eu” é um pronome pessoal reto – eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as) – e o “mim” é um pronome pessoal oblíquo tônico – mim, comigo, ti, contigo.

As formas verbais, no tempo futuro, terminadas em sílabas tônicas, são escritas com ÃO. Exemplos: estudarão, brincarão, falarão. 2.