É correto dizer a grande maioria?
A metade, juntada a mais um, constitui a maioria; a grande maioria seria muito mais que isso, portanto a expressão não pode ser considerada um pleonasmo.
É certo falar a grande maioria
É correto dizer 'a grande maioria'?
O professor Pasquale responde que é perfeitamente possível. A palavra 'grande' imprime a noção da maioria.
O que significa a grande maioria
N.E. – Em termos de percentagam, maioria (ou pequena maioria) pode significar "apenas" 51%, enquanto se usa a expressão grande maioria para valores normalmente superiores a 70%, utilizando-se ainda esmagadora maioria quando se ultrapassa os 85 ou 90%.
Qual a diferença entre pleonasmo é pleonasmo vicioso
O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
O que é pleonasmo vicioso exemplos
Trata-se de um desvio gramatical que passa despercebido pelos falantes da língua. Note que ele é muito utilizado no cotidiano e na linguagem coloquial. Exemplos: subir para cima: o verbo “subir” já indica ir para cima, elevar-se.
Qual a frase correta a maioria das pessoas
“A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
Como usar a maioria
Nunca use a expressão “a grande maioria”, pois é redundante, se é grande, já é maioria. Opte por um: ou grande, ou maioria. 2. Quando a expressão de quantidade (maioria, parte) não vier seguida de substantivo no plural (pessoas, funcionários, alunos, professores, etc.), o verbo fica no singular: A maioria é formada!
Qual o conceito de maioria
Maioria é um subconjunto de um grupo cujo número é superior à metade do grupo inteiro. Não deve ser confundido com pluralidade, que é um subconjunto que possui o maior número de partes.
O que é na maioria das vezes
1 na maior parte dos casos, constantemente, geralmente, via de regra, usualmente, normalmente, comumente, habitualmente, ordinariamente, em regra, na generalidade, por via de regra, quase sempre, majoritariamente, em geral, de modo geral, com frequência, na maioria dos casos, na maior parte das vezes, em muitos casos, ...
É errado falar acabou de acabar
O verbo acabar também merece uma observação. Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar". Pior ainda é a aula que "acabou de acabar".
É errado falar subir para cima
Subir para cima e descer para baixo são pleonasmos. O pleonasmo é a repetição duma ideia pelo emprego duma ou mais palavras, cujo sentido já está expresso anteriormente, como nas expressões apresentadas. Há quem condene incondicionalmente o pleonasmo, o que não está certo.