É certo estalar os dedos?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Estalar os dedos eventualmente não faz mal, nem prejudica a articulação, no entanto, se o fizer voluntariamente de forma repetitiva, pode causar problemas como perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos por lesão da estrutura que recobre articulação.

Esse movimento geralmente não traumatiza a articulação e, portanto, não 'engrossa' os dedos nem causa nenhum dano aos ligamentos, cartilagens e tendões.” No entanto, se o ato de estalar os dedos for feito de modo compulsivo, há risco de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa.

Em momentos de nervosismo, ansiedade, estresse, cansaço ou falta de sono? Segundo especialistas, a vontade de estalar os dedos pode ser reflexos de alterações emocionais.

Deixe seus dedos retos e empurre levemente em cada articulação. As debaixo devem ser mais fáceis de estalar, mas as de cima podem estalar também. Essa pressão, essa força, deve fazer com que estale imediatamente. Algumas vezes as articulações apenas não estalam.

O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.

Esse movimento geralmente não traumatiza a articulação e, portanto, não 'engrossa' os dedos nem causa nenhum dano aos ligamentos, cartilagens e tendões.” No entanto, se o ato de estalar os dedos for feito de modo compulsivo, há risco de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa.

“Apesar de o estalo causar uma sensação de alívio momentâneo em muitos casos, quando executado de forma errada pode gerar sérios danos às estruturas da coluna vertebral, bem como causar vício em se 'auto estalar', o que piora o quadro”, afirma David.

Os estalos no pescoço são recorrentes para quem deseja aliviar dores e tensões, mas têm sérios riscos à saúde e podem ser cessados com acupuntura e fisiatria. Muitas pessoas, no entanto, desconhecem os possíveis riscos dessa prática, que pode ser um sintoma de diversos tipos de distúrbios osteoarticulares.

Estalos no joelho são normais e acontecem na maioria das pessoas. Porém quando os estalos são frequentes, acompanhados de dores, e outros sintomas como inchaço, imobilidade, sensação de areia ou de algo preso dentro do joelho, podem ser sinais de lesão e requer alerta.

Como fisioterapeuta já começo esse artigo te tranquilizando. De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.

Quanto as juntas dos dedos, elas sim podem engrossar, isso porque os movimentos repetitivos deixam as articulações mais rígidas e automaticamente mais grossas.

O dedo em gatilho é o travamento do dedo em uma posição dobrada causado por uma inflamação do tendão do dedo. ou diabetes. leia mais . O uso repetitivo das mãos (como pode ocorrer ao utilizar tesouras pesadas de jardinagem) torna o desenvolvimento do dedo em gatilho mais propenso.

Mas, os estalos que ocorrem de maneira sutil e com uma frequência normal não são sinais de alerta. Vale ainda destacar que é preciso observar com mais atenção quem já tem idade mais avançada. Isso porque, o passar do tempo também tem impacto em nosso corpo e as articulações se desgastam.

No momento em que a pressão passa, a musculatura em volta da articulação relaxa, e isso confere a sensação de alívio na região. Por conta disso, várias pessoas acreditam que o estalo é uma forma de tratamento para dores na coluna.

O paciente com distensão muscular na virilha apresenta dor de início repentino, às vezes acompanhada pela sensação de um estalo na parte interna da coxa. Em seguida, pode haver sensibilidade à palpação (toque) no local, podem aparecer hematomas na parte interna da coxa e, às vezes, inchaço e calor no local da lesão.

Estalos pelo corpo são normais e só preocupam se vierem acompanhados de dor. Dedos das mãos, dos pés, o pescoço, o tornozelo…provavelmente você já deve ter ouvido um trec em, pelo menos, uma dessas partes do corpo. São os famosos estalos.