É bom lavar o cabelo à noite?

Perguntado por: aalvim2 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Muitas pessoas preferem lavar os cabelos de noite, antes de dormir, principalmente as que costumam acordar cedo no dia seguinte para trabalhar ou estudar. Tudo por uns minutos a mais de sono, não é? Entretanto, isso só é indicado caso você seque – e bem – os cabelos antes de se deitar para dormir.

Bem Estar - Melhor horário para lavar o cabelo é pela manhã, diz dermatologista.

Guarde bem essas dicas, mas lembre-se de que o ideal é você nunca dormir de cabelo molhado. Se lavar os fios à noite, a dupla secador e protetor térmico é sua melhor amiga.

O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.

Um dos sinais clássicos de que é hora de lavar o cabelo é a diferença de oleosidade entre a raiz e o comprimento: a raiz parece mais gordurosa, mas as pontas estão mais secas e, até mesmo, com um pouco de frizz ou alguns nós.

Não aplique shampoo no comprimento do fio
Por isso, se aplicado em excesso na haste capilar, pode fazer com que o seu cabelo fique ressecado. Ou até mesmo com as cutículas abertas, facilitando quebras e o surgimento de frizz. O correto é aplicar o shampoo no couro cabeludo e depois puxar a espuma no sentido das pontas.

Proliferação de fungos e bactérias
De acordo com a expert, além dos fios, dormir com o cabelo molhado compromete a saúde do couro cabeludo. “A umidade prolongada prolifera fungos e bactérias, tanto no couro cabeludo quanto no travesseiro e na fronha”, diz Andrea.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido – 8ª dica: evite água quente. A água quente provoca o ressecamento do couro cabeludo e aumenta a queda dos fios. Portanto, dê preferência sempre à água fria ou morna ao lavar as madeixas. Isso com certeza irá contribuir para que seu cabelo cresça mais forte e saudável.

Não se esqueça de cuidar do couro cabeludo
O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Lavar os cabelos logo pela manhã também pode ser uma boa escolha para aquelas que não querem correr o risco de acordar com os cabelos sem formato.

“Deixar os cabelos sem lavar por dias pode desequilibrar o couro cabeludo, promover para acúmulo de sujeira e oleosidade, resultando em problemas como mau cheiro, coceira e descamação”, afirma dra Denise Lima. A caspa também é um problema recorrente nesse caso. Portanto, nada de deixar o couro cabeludo sujo!

3 – Condicionador
É importante aplicá-lo após o shampoo ou da máscara capilar e deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar. Evite aplicar o condicionador na raiz do cabelo, pois pode deixar o couro cabeludo oleoso. Aplique apenas no comprimento e nas pontas dos fios, massageando suavemente.

A quebra de cabelo está relacionada ao enfraquecimento das fibras capilares, que causa o afinamento do fio e perda de massa, tornando-se poroso, ressecado e frágil e, consequentemente, mais propensos à quebra.

Além disso, o bicarbonato de sódio também é opção de alguns para substituir o shampoo a seco, já que também consegue “sugar” a oleosidade e deixar os fios com aspecto limpo. Veja mais detalhes sobre o uso do bicarbonato de sódio no cabelo.

Pentear os cabelos diariamente ajuda a oxigenar os fios, o que é de extrema importância para a saúde deles. O ideal é pentear os cabelos de uma a duas vezes ao dia.