É bom passar óleo no cabelo antes de dormir?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

De acordo com a hair stylist, o óleo capilar lubrifica, protege e hidrata os fios, principalmente à noite.

Manteigas e óleos como a manteiga de karité, óleo de coco e óleo de rícino são frequentemente aplicados antes de dormir para proteger, hidratar e nutrir os cabelos.

Utilize acessórios macios, sem apertar
Enquanto você dorme, a movimentação dos cabelos com o tecido do travesseiro e lençóis é intensa, por isso, além de utilizar a já mencionada touca de cetim, também vale apostar na fronha do mesmo material para suavizar o impacto e não deixar os fios ainda mais vulneráveis.

Neste procedimento, o óleo é aplicado no cabelo sujo, mecha por mecha. Ele precisa agir nos fios por pelo menos 1 hora antes de lavar normalmente com shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de fio.

Aplique o óleo vegetal escolhido cobrindo toda a mecha do comprimento até as pontas. Evite a raiz, principalmente se você tem cabelo liso, oleoso ou misto; Faça um coque e envolva o cabelo com uma toalha ou touca (que não seja térmica). O importante é impedir o contato dos fios com o travesseiro.

Se a intenção for apenas finalizar ou reparar o ressecamento e as pontas no dia a dia, o ideal é aplicar de pouco em pouco: coloque duas gotinhas do óleo na mão, espalhe e aplique nas diferentes seções do cabelo. Para os tratamentos, o ideal é aplicar uma quantidade que deixe os fios enluvados: nem muito, nem pouco.

Como fazer hidratação noturna nos cabelos? Assim como o tratamento tradicional, o processo noturno deve ser realizado com um creme capilar, sendo específico para ficar no cabelo a noite toda. Escolha produtos altamente hidratantes e com poder de retenção de água para evitar a desidratação dos fios durante o sono.

A umectação já é uma velha conhecida, sendo uma das principais formas de hidratar os fios durante a noite, mas não a única. Outra opção que tem conquistado muitas mulheres é a hidratação noturna feita com cremes específicos com ativos como ácido hialurônico para cuidar das madeixas por tempo prolongado.

Os 8 melhores óleos vegetais para cabelo

  • Óleo de rosa mosqueta.
  • Óleo de abacate.
  • Óleo de rícino (mamona)
  • Óleo de ojon.
  • Óleo de macaúba.
  • Óleo de amêndoas doces.
  • Óleo de copaíba.
  • Óleo de café verde.

No caso de quem tem fios finos, que criam nós com facilidade, o tricologista Valcinir indica uma escovada rápida antes de dormir para evitar os nós formados aumentem a chance de quebra: "pentear os cabelos antes de dormir pode ajudar a mantê-los em boa forma".

Umectação tradicional
E quanto tempo deixar o óleo no cabelo? O produto deve permanecer por, no mínimo, duas horas. Esta umectação é indicada para cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos que sejam tanto naturais quanto estejam danificados por química.

Quantas vezes devo umectar o cabelo? De modo geral, a umectação capilar pode ser feita a cada 10 dias. Para as cacheadas e crespas, que tem uma tendência maior ao ressecamento, o tratamento pode ser feito uma vez por semana, assim como para lisas ou pessoas com cabelos mistos/oleosos, ela deve ser mais espaçada.

Quantas vezes posso usar o óleo no cabelo? Se você quer usar o óleo como um leave-in, pode passar diariamente, apenas algumas gotinhas, no comprimento. Quem quer investir em um tratamento mais profundo pode investir na umectação com o produto uma vez por semana.

O óleo é aplicado nos cabelos secos e você pode deixar agir por cerca de uma hora. Faça uma massagem capilar para que o couro cabeludo absorva os nutrientes. O resultado é um cabelo mais saudável, com brilho, livre de porosidade, ressecamento e frizz.