É bom comer pepino todos os dias?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Afinal, faz mal comer muito pepino? Em excesso, quase todo alimento pode causar algum tipo de desconforto. No caso do pepino, ele tem uma substância chamada cucurbitacina que pode causar problemas pra quem sofre síndrome do intestino irritável. Se não é o seu caso, pode comer sem medo de ser feliz!

Para obter esses benefícios, deve-se consumir 1 a 3 unidades de pepino por semana, podendo ser usado em saladas, sucos e na forma de picles. Mas quando a digestão do pepino não é bem feita, uma boa alternativa para o poder consumir é colocar rodelas de pepino na água e beber a água durante o dia.

O pepino é seguro para a maioria das pessoas e não possui contraindicações. Porém, pessoas com a síndrome do intestino irritável devem evitar o alimento, devido a presença de cucurbitacina em sua composição.

Comer pepino à noite é benéfico para a saúde, pois contém muitas propriedades, como vitaminas, água e fibras alimentares, que ajudam o corpo a funcionar. No entanto, pode ser aconselhável não comer muito pouco antes de dormir, pois pode fazer você se sentir “inchado” e interromper seu sono.

No controle da pressão arterial o vegetal é bem-vindo, afinal o pepino é rico em potássio eletrólito que diminui a retenção de água induzida pelo sódio ocasionado uma redução da pressão arterial.

De facto, a casca do pepino contém substâncias que ajudam na digestão do interior branco do mesmo. Consumir o pepino com casca pode não resolver totalmente a questão da sua indigestibilidade, mas vai ser seguramente uma boa ajuda.

A casca de pepino contém sílica, excelente para refirmar a pele flácida. O Pepino contém ainda ácido cafeico, um oxidante, conhecido pelas suas propriedades antienvelhecimento, que ajudam a suavizar as linhas de expressão. O Pepino é rico em vitamina C, com uma ação revitalizante natural e uniformizadora para a pele.

Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.

2) Tomates e pepinos
Contudo, misturar tomates e pepinos numa mesma salada é algo muito pouco recomendado pelos especialistas. Pesquisas recentes mostraram que os dois vegetais juntos provocam a formação de alguns sais responsáveis por causar inchaço no corpo. Além disso, a mistura inibe a absorção de vitaminas.

Ele contém um ingrediente chamado cucurbitacina, causa problemas de indigestão.

Benefícios do pepino
A casca do pepino tem alta concentração de fibras e minerais, incluindo sílica e magnésio.

“São substâncias que auxiliam na capacidade de tonificar o fígado, os rins e a vesícula”, explica. Além disso, ele possui grandes quantidades de fibras e poucas calorias — o que reforça o argumento de que é um ótimo alimento para emagrecer.

vitamina C

O pepino japonês é baixo em gorduras saturadas, calorias, colesterol e sódio. É uma boa fonte de vitamina A, ácido pantotênico, magnésio, fósforo e manganês vitamina C, vitamina K e potássio.

Os alimentos bons para os diabéticos
Aposte em brócolis, alface, pepino, espinafre, couve-flor, chuchu, vagem e muito mais.

Diz a sabedoria popular que esfregar a pontinha do pepino diminui tanto o amargor quanto a má digestão. Nenhuma das fontes consultadas nesta reportagem confirma que o recurso funcione (para suavizar o amargor, o sal é mais eficaz), mas se isso dá tranquilidade a quem consome, ótimo.