Que tipo de alimentos podem ser aquecidos no forno de micro-ondas quais não podem?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Batata e vegetais com casca: leve ao micro-ondas descascados ou faça furos para que as ondas penetrem no alimento e não corra risco do vegetal explodir. Alimentos secos: como as pimentas, por exemplo, podem pegar fogo quando aquecidos no micro-ondas. Por isso, evite!

Alimentos com pouca umidade, como pão e amendoim, podem ficar no micro-ondas por pouco tempo, apenas o suficiente para aquecer. Isso porque, como possuem baixos níveis de umidade, se ficarem muito tempo dentro do aparelho, podem causar incêndio.

Veja o que não pode esquentar no microondas:

  • Metais;
  • Madeira;
  • Isopor;
  • Garrafas térmicas;
  • Alguns tipos de plásticos;
  • Alumínio;
  • Sacos e sacolas comuns;

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

O que pode usar no microondas e o que não pode
Por outro lado materiais que não se alteram sob a presença das ondas magnéticas são os que pode usar no microondas. Por exemplo, podemos usar no microondas os vidros refratários, porcelana, louça, cerâmica e papéis absorventes.

Arroz: a situação fica mais perigosa quando ele não é cozido integralmente e alguns grãos permanecem crus. Isso, associado a uma temperatura morna, aumenta o risco de contaminação por uma bactéria conhecida como Bacillus cereus, que possui rápida proliferação.

Usando o micro-ondas
Se for esquentar feijão ou sopa, coloque um pouco de água antes de colocá-los no micro-ondas. Pause o aquecimento, misture os alimentos e volte a aquecer. Antes de servir, deixe a comida no micro-ondas por cerca de 2 minutos. Assim, o calor vai ser distribuído de forma mais equilibrada.

Como requentar macarrão e deixá-lo gostoso
É importante, porém, não ultrapassar os 30 segundos, já que exagerar na técnica pode amolecer demais o macarrão. Uma boa opção para requentar massas, tanto com quanto sem molho, é usar a panela em vez o micro-ondas.

Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos. Outra opção são os potes feitos com plástico polipropileno, que é o material mais comum utilizado em marmitas de plástico. Esse tipo de material costuma ser mais resistente, podendo suportar temperaturas altas e baixas.

Arroz. Esse aqui todos já requentaram pelo menos uma vez, mas saiba que ele pode causar uma intoxicação alimentar. Isso acontece porque o arroz tem a bactéria Bacillus cereus, que costuma ser morta no aquecimento, mas pode liberar esporos tóxicos.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.