É bom comer pão com ovo?

Perguntado por: umagalhaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

É claro que sim! O ovo é uma ótima fonte de proteína, enquanto o pão é rico em carboidratos. Juntos, eles são uma ótima opção de pré ou pós-treino, ajudando tanto na recuperação e na construção dos seus músculos quanto na obtenção de energia para pegar pesado na hora de treinar.

Um pão com ovo tem em média 252 calorias e, por isso, exagerar aumenta a quantidade de calorias ingeridas e leva ao ganho de peso. Sendo assim, comer grandes quantidades do pão com ovo ou qualquer sanduíche engorda bastante.

De fato, o pão e o ovo são consideravelmente calóricos e se forem consumidos em excesso eles podem mesmo engordar. Isso acontece principalmente se o ovo for preparado frito ou mexido (formas que aumentam muito a quantidade de gorduras do alimento).

Uma dica para quem tem tanto medo de engordar ao comer pão francês, acrescente a ele alguma fonte de proteína, por exemplo: queijo minas, ovo, requeijão (de preferência light), usando essa estratégia a absorção deste alimento será mais lenta e com isso para quem pensa em emagrecimento esse pãozinho não te causará ...

Dois grupos foram comparados, e foi concluído que o grupo que usou os ovos também conseguiu obter reduções mais significativas no tamanho da cintura e na quantidade total de gordura corporal, quando comparado ao grupo que consumiu pão. Ingerir ovos diariamente é extremamente saudável!

Não há nada de errado em consumir o tradicional pãozinho no café da manhã, pois o problema não está no alimento, mas sim em como acontece esse consumo. Ou seja, é preciso ter atenção às combinações e à frequência. Opte por comer pão com ovos, frango, atum ou queijos e acrescente frutas.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha). No caso de produtos industrializados, a nutricionista dá preferência para o creme de ricota, o cream cheese ou creme de queijo.

Assim, algumas possibilidades para substituir o pão do café da manhã são:

  1. Omelete. Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade de se agregar proteína e legumes. ...
  2. Tapioca. A tapioca contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. ...
  3. Panquecas. ...
  4. Cereais.

Sim, é isso mesmo que você leu, o pão pode fazer parte da dieta todos os dias, basta apostar em recheios e acompanhamentos que controlem o seu índice glicêmico, além de saber escolher suas melhores opções.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, cartilha referência para nutrição elaborada pelo Ministério da Saúde, recomenda seis porções diárias de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e cereais. O melhor que sejam de farinha integral, ou ainda que tenham nutrientes como o cálcio.

Quais são os benefícios do ovo?

  • Contribui para aumentar a massa muscular. ...
  • Ajuda a memória e concentração. ...
  • Auxilia na perda de peso. ...
  • Melhora o sistema imunológico. ...
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. ...
  • Combate a anemia. ...
  • Previne o envelhecimento precoce. ...
  • Mantém a saúde dos ossos e dos dentes.

Saciantes e ideais para sua saúde cardiovascular
Escolha formas mais saudáveis na hora de preparar esse alimento, prefira ele cozido ou mexido, assim não existirá riscos. Os ovos são ricos em colina, nutriente que reduz os processos inflamatórios que acontecem por causa da homocisteína ou da proteína C reativa.

Mas claro que apenas 1 pãozinho francês ou 2 fatias de pão de forma, por dia, não fará mal algum, principalmente quando a ingestão hídrica está ajustada (0,035 a 0,050ml/kg de peso por dia).

1 — Energia garantida no dia a dia
Se ela for enriquecida com cálcio, com zero de gordura trans e com baixo nível de gorduras totais, melhor ainda. Há ainda as farinhas enriquecidas com fibras e grãos. Comer um pão no café da manhã ou no lanche é garantia de energia.