Dá para fazer um PIX com o cheque especial?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

Tem como fazer PIX com o cheque especial? Caso o cliente realize uma transferência por PIX sem que haja saldo suficiente em conta para cobrir a transação, o cheque especial é automaticamente acionado. Por isso, fique atento ao risco de “entrar no especial” e ter que arcar com as taxas de juros associadas.

O Cheque Especial (LIS) para empresas é o crédito para eventuais imprevistos e ideal para ser usado por pouco tempo. Ao fazer pagamentos via Boleto eletrônico DDA, Débito automático, usar o serviço de Folha de pagamentos ou receber via chave Pix Itaú, mensalmente, você ainda pode contar com 5 dias sem juros.

O valor disponível no cheque especial pode ser sacado com o cartão de débito da conta-corrente ou então transferido para qualquer conta bancária via DOC ou TED – da mesma ou de diferente titularidade – após usar a linha de crédito a sua conta ficará negativa (no vermelho) e os juros serão computados até a data de ...

Assim, na hora que o usuário for transferir uma quantia para outra pessoa ou empresa, ele solicita um valor emprestado à instituição e escolhe a quantidade de parcelas. O parcelamento pode ser em até 24 vezes, com juros entre 2,09% e 3,99% que variam de acordo com cada instituição.

Como funciona
Os valores variam conforme a renda e o relacionamento do cliente. Quando você precisar de um valor maior que o saldo da sua conta, o limite do Cheque Especial disponível faz cobertura do valor que estava faltando e, a partir daí, você passa a pagar juros sobre o valor excedente que você precisou usar.

Caso acesse via aplicativo, basta ir na aba “produtos”, clicar no botão “empréstimo” e depois em “cheque especial”, já no bankline pode ser feito clicando no botão “menu” e depois em “Crédito” e quando um novo limite for liberado, te enviamos a oferta nos nossos canais.

Para utilizá-lo basta sacá-lo ou então usar o valor para fazer o pagamento de alguma conta, boleto bancário, transferência, etc. Toda vez que o saldo aparecer em vermelho ou negativo, significa que o cliente está usando a margem do cheque especial e, consequentemente, o LIS.

O saque emergencial do seu cheque especial poderá ser feito em qualquer caixa eletrônico, ele funciona do mesmo modo de como você faz para sacar do seu limite normal, basta utilizar o cartão de débito na boca do caixa.

Se o correntista não pagar o cheque especial, o banco pode cobrar juros e encargos sobre o valor utilizado, além de incluir o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.

O banco só pode descontar valores da sua conta com a sua devida autorização prévia por escrito, sendo assim, caso algo aconteça, entre em contato com o gerente ou o Procon.

O Pix com cartão de crédito foi criado para ajudar os clientes que querem fazer um Pix, mas que não têm saldo na conta bancária. Ele funciona como uma espécie de empréstimo. Dessa maneira, você pode fazer uma transferência de qualquer valor a qualquer momento.

Para transformar crédito em PIX é necessário acessar um banco que faz PIX com cartão de crédito. Então, acesse a área de pagamento via PIX do app do banco, clique em transferir, digite o valor, escolha o método de pagamento como “cartão de crédito”, selecione a chave PIX e transfira.

O Pix caiu no gosto da população brasileira. Além de ser um pagamento instantâneo, tem como fazer Pix com cartão de crédito. Confira! O Pix é um meio de pagamento instantâneo muito utilizado pelos brasileiros.

O banco pode impedir o uso do cartão de crédito
O que geralmente ocorre quando a pessoa tem o nome sujo é que ela não consegue mais solicitar um novo cartão de crédito em outras operadoras e também pode ter o cheque especial do seu banco bloqueado.

dez dias

Caso o Cheque Especial seja utilizado por mais de dez dias, o total de juros calculado sobre o período será cobrado integralmente da conta, na data base de cobrança dos encargos. A utilização do limite de crédito não poderá ultrapassar o valor contratado no produto ou R$ 20.000,00 (Vinte mil reais), o que for menor.

Redução no limite deve ser previamente avisada
Neste sentido, é importante que se saiba que a emissão de cheques sem fundos com freqüência, o não-pagamento de dívidas contraídas e o não-comparecimento para a atualização de dados cadastrais podem implicar da redução no limite do cheque especial.