O que significa as máscaras de carnaval?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

As máscaras são elementos muito anteriores à consolidação do carnaval como uma festa popular. Ao longo da humanidade, o utensílio foi amplamente usado para representar divindades, seres sobrenaturais ou antepassados, sendo item fundamental em diversos rituais e celebrações religiosas.

Mas por quê? As máscaras estiveram ligadas a rituais religiosos ou tribais em diversos continentes por muitos anos. O acessório continha variados significados: podiam servir para representar deuses, espíritos ou dar forças ao guerreiro. O intuito de usar máscaras era personificar alguém e representar sua essência.

Dentre esses personagens, podemos destacar Arlecchino, Brighella, Colombina, Buffetto, etc.

A mais famosa delas, o uso de fantasias, teve início nas festas promovidas pelos nobres franceses nas quais ir de máscara era obrigatório. Em pouco tempo, essas festas ficaram populares em toda a Europa e, depois, em todo o mundo.

s primeiras máscaras surgiram entre os séculos V a.C e V d.C, como artigo bastante utilizado nas primitivas manifestações dramáticas encenadas nos teatros greco-romanos e oriental. Os atores cobriam o rosto ou parte dele, na caracterização de suas personagens.

As principais funções de uma máscara são para disfarce, símbolo de identificação, transfiguração, representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, rosto de animais, participação em rituais e interação com dança ou movimento.

O simbolismo da máscara varia consoante os costumes. A máscara é um adereço utilizado em diferentes situações, seja como disfarce, objeto lúdico, religioso ou artístico. Ela tanto pode revelar ou esconder uma identidade ou, ainda, transformar a identidade e a vida de quem as usa.

O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebida e dinheiro para formar a tradicional brincadeira da Malhação do Judas, na noite do Domingo de Páscoa.

Já os Caretas, figuras tradicionais do Carnaval de Triunfo, surgiram em 1917. "[Foi] quando o mascarado Mateus, pertencente a um grupo de reizado do Sítio Lage, bebeu e foi expulso do grupo. [Isso aconteceu] durante uma apresentação nos festejos natalino.

Como o samba é um dos principais elementos do carnaval, a figura do sambista simboliza a música e a dança carnavalesca. O sambista canta, toca e dá ritmo à festa. Os confetes e serpentinas são usados no carnaval há muito tempo. São elementos de diversão, além de dar um colorido todo especial a festa.

De acordo com a Enciclopédia, o carnaval vem das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras.