Quais são os principais problemas do carnaval?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

“O carnaval é uma festa que acontece no Brasil em pleno verão, época em que as temperaturas são mais altas. Com isso, os principais problemas enfrentados pelos foliões estão relacionados à desidratação e às complicações decorrentes dela.

O meio ambiente já é degradado diariamente com a poluição do ar, das ruas e das águas. E nas épocas de festas isso aumenta consideravelmente. Vemos ruas cobertas por latas e garrafas, papéis e sujeira. E, além disso, os acessórios típicos do carnaval também podem “estressar” a natureza e o meio ambiente.

PONTOS POSITIVOS - em muitos lugares, as pessoas saem às ruas para se divertir e festejar com os amigos; shows gratuitos para animar o povo, dentre outros. PONTOS NEGATIVOS - consumo excessivo de álcool por muitos foliões, o que causa acidentes de trânsito; violência física entre foliões, dentre outros.

As festas de Carnaval são adaptadas de acordo com a história e a cultura local. Em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.

De acordo com a Enciclopédia, o carnaval vem das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras.

Os resultados mostram que, apesar de não estar no topo da lista de preocupações dos foliões, a sujeira e a poluição gerada no Carnaval são vistas como o principal ponto negativo da festa popular, à frente de problemas como roubos, assédio e consumo excessivo de álcool.

Roubos, sujeira e poluição
Saiba também que o número acima caminha lado a lado com o excesso de sujeira e poluição da cidade, outro aspecto negativo visto pelas pessoas quando o assunto é carnaval. Na frente desses, está o dado de que 71% veem no aumento de furtos e roubos o lado ruim da festividade.

O Carnaval é uma festa popular que, tradicionalmente, ocorre em espaços públicos. Com isso, gera o acúmulo de um alto volume de lixo em ruas e nas praias, o que demanda um serviço especial de varrição, limpeza de vias públicas, manejo e destinação final.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

O que mais descobrimos de interessante: 45% concordam que o Carnaval é uma festa importante para o brasileiro. E novamente, 50% avaliam que, gostando ou não das festas, o Carnaval é uma boa festa para movimentar nossa economia. Também aproveitamos para questionar sobre polêmicas na pesquisa sobre Carnaval.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o carnaval é responsável por movimentar cerca de R$ 8 bilhões por ano no país, gerando empregos e renda para muitas pessoas. O carnaval também é uma importante manifestação cultural, que valoriza a diversidade e a criatividade do povo brasileiro.

Atualmente, o Carnaval é a festa mais popular do Brasil e é comemorado em data móvel, que é influenciada pela data que determina a Páscoa. A Terça-feira de Carnaval é comemorada exatamente 47 dias antes do Domingo de Páscoa. As próximas datas para a Terça-feira de Carnaval no Brasil serão: 2020: 25 de fevereiro.

"O carnaval faz parte da construção da memória, do incentivo à cultura brasileira e do incentivo à organização popular", explica. Ela destaca que os enredos de samba, por exemplo, são ricos em dados da história brasileira.

A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de controlar os desejos dos fiéis.

O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras.