Qual a importância do carnaval na escola?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Qual a importância de trabalhar o Carnaval na escola? Na cultura escolar, o carnaval desempenha um papel especial. Ele se torna um recurso pedagógico que permite às escolas ensinar sobre a história e a cultura brasileira de uma maneira lúdica e envolvente.

O carnaval na escola é uma data muito esperada pelos alunos, porque além de ser uma manifestação artística e cultural, é um momento de diversão para eles. Por isso, é importante desenvolver atividades festivas que estimulem a participação e a criatividade dos alunos.

Desenvolva a linguagem corporal da turma com danças carnavalescas, aproveitando para mostrar os ritmos diferentes que existem no Brasil: samba, frevo, maracatu. Tem muito ritmo bom por aí! Faça uma roda para as crianças cantarem juntas antigas marchinhas de carnaval que entraram para a história.

Além do entretenimento, o carnaval tem uma grande importância econômica e social. A festa movimenta diversos setores da economia, como o turismo, a indústria de bebidas e alimentos, e a confecção de fantasias e adereços.

Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

A diversão vem de um clima amistoso, onde a colaboração, a amizade e o coleguismo são incentivados, sem medo de se ? perder o controle?. A comemoração das datas importantes, com entendimento de suas causas também ajuda o ambiente.

Propor atividades que envolvam dança, assim, além de aplicar danças e coreografias típicas do carnaval, também é possível trabalhar a coordenação motora e a linguagem corporal. Aplicar atividades que envolvam a construção de máscaras e fantasias, de modo a trabalhar também a coordenação motora e a criatividade.

O Carnaval é uma festa popular que acontece, todo ano, em data móvel e é conhecida como a principal festividade do Brasil. O Carnaval surgiu na Europa, antecedendo a Quaresma, e espalhou-se por diversas partes do mundo. Essa festa foi trazida aqui pelos portugueses durante o período da colonização.

Trabalhar o carnaval de maneira leve envolvendo música e dança. Explorar a criatividade dos alunos. Desenvolver habilidades lingüísticas, motoras e mentais. Estimular o processo de ensino aprendizagem de maneira lúdica.

Carnaval é um festival do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Os principais eventos ocorrem tipicamente durante fevereiro ou início de março, durante o período historicamente conhecido como Tempo da Septuagésima (ou pré-quaresma).

Além do entretenimento e da valorização à cultura, um evento da relevância do Carnaval deve ter uma função social. Por todo o Brasil, manifestações carnavalescas socioambientais se espalham gerando impacto positivo nos foliões e mostrando que é possível se divertir e salvar o planeta ao mesmo tempo.

Seja para quem gosta de acompanhar bloquinhos ou para quem prefere usar o feriado para descansar, o Carnaval pode trazer impacto positivo para a saúde mental. Convivência social, músicas e até mesmo as fantasias podem ser motivos de alívio e desestresse para aqueles que querem tirar um peso da mente e apenas festejar.

De acordo com a Enciclopédia, o carnaval vem das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras.

As festas de Carnaval são adaptadas de acordo com a história e a cultura local. Em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.