Como ver a neve no Chile?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Em boa parte do país, inclusive no Atacama é possível nevar. Mas a maior frequência e duração da neve costuma estar na região sul do país. Nas regiões de Pucón, Puerto Varas, Antillanca e Chillán, por exemplo, são lugares que você pode ver mais neve (em quantidade e duração) se comparado com Santiago do Chile.

O passeio mais clássico pra ver neve em Santiago é o Valle Nevado, uma estação de ski na Cordilheira dos Andes. Ele é um dos indicados caso você queira de fato esquiar ou praticar outros esportes de neve. Portanto, se seu objetivo é só curtir a neve e se divertir, o Valle Nevado pode não ser a melhor escolha.

Neve em Santiago
Nevar na cidade é um evento muito, muito, muito raro. (Mas é certo que as montanhas fiquem branquinhas.) Se você faz questão de tocar na neve, programe sua viagem para julho, agosto ou setembro. Nesses meses é garantido que você encontre neve no alto da montanha (em Santiago mesmo não neva).

Aqui citaremos os valores de alguns dos destinos que indicamos para esquiar no Chile. Lembrando que esses preços foram consultados nos sites oficiais das atrações e podem sofrer alterações a qualquer momento. Então, sempre confira antes! Valle Nevado: $ 57.000 CLP, ingresso de 1 dia para adultos entre 25 e 64 anos.

O Valle Nevado é uma estação de esqui. Local adorado por quem tem mais experiência no esporte. Mas acaba sendo interessante também para quem não esquia, tanto pela quantidade de neve que se acumula ali, quanto pelas belas paisagens. Já Farellones é um parque de diversões na neve.

Há alguns anos, adotou o nome Parques de Farellones, para deixar ainda mais clara a sua proposta. Pelo preço do ingresso (30.000 pesos chilenos em 2019, algo como 170 reais) você tem direito a várias atividades ilimitadas: Teleférico. Tubing (tobogã na neve, com bóia)

Onde curtir a neve em Santiago? Viajar para Santiago no inverno é uma ótima oportunidade para realizar aquele sonho de criança: ver neve. Sim, nos arredores da capital chilena existem algumas estações de equi excelentes, como Farellones, Valle Nevado, El Colorado e La Parva.

Los Andes. Localizada na região de Valparaíso, Los Andes é uma cidade colonial pequena, mas excelente para quem deseja curtir a neve do Chile. A estação de esqui de Portillo é uma das mais famosas do país, com mais de 30 pistas e 14 meios de elevação — quase todos destinados a esquiadores intermediários ou avançados.

Definitivamente nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, quando existe possibilidade de ver neve. Setembro é o meu mês preferido, além da possibilidade de ver neve, você pode aproveitar para participar das Fiestas Pátrias, a principal festa do país e ir a alguma Fonda.

Em boa parte do país, inclusive no Atacama é possível nevar. Mas a maior frequência e duração da neve costuma estar na região sul do país. Nas regiões de Pucón, Puerto Varas, Antillanca e Chillán, por exemplo, são lugares que você pode ver mais neve (em quantidade e duração) se comparado com Santiago do Chile.

CLP 25.000

O custo do almoço é de CLP 25.000 (em torno de 40 dólares) e as opções de pratos são bastante variadas e tão requintadas que nem parece buffet. À noite, o restaurante oferece os pratos do menu em mesas super elegantes, com opções que incluem pato, camarões e os melhores cortes de carne.

27.000 pesos

Quanto custa? Farellones é de longe a estação de ski mais econômica de todas. O ingresso para brincar o dia inteiro (com direita a entrar e sair 3 vezes) custa 27.000 pesos por pessoa.