Como tratar terçol?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Como tratar terçol?

  1. Evite tocar no local afetado. A mão é veículo de sujeiras e micro-organismos, sendo desaconselhado levá-la aos olhos em qualquer hipótese. ...
  2. Não use lentes de contato e maquiagem para os olhos. ...
  3. Mantenha a higiene da região e aplique compressas quentes. ...
  4. Siga o tratamento indicado pelo oftalmologista.

Use uma compressa quente
Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente. Molhe um toalhete limpo com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente.

O terçol é uma inflamação que ocorre ao redor dos olhos quando algumas glândulas, Zeiss e Mol (presentes nas pálpebras) se entopem ou são infectadas por bactérias. A inflamação que acontece nas pálpebras é normalmente na região externa, porém, também pode surgir na glândula mais interna.

Em geral, o terçol drena e desaparece espontaneamente. Processos inflamatórios crônicos, oleosidade excessiva da pele e uso crônico de lentes de contato podem ser alguns dos fatores responsáveis pelo aparecimento do terçol. É contagioso? O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.

Se não melhorar em três ou quatro dias, o médico pode receitar antibióticos e anti-inflamatórios em forma de colírio ou pomada, como ciprofloxacino, dexametasona e prednisolona. “Casos mais graves e persistentes, que podem durar até 20 dias, têm indicação de remédios de via oral”, completa Queiroz Neto.

"A compressa ajuda a dilatar as glândulas e a expelir o pus", completa o oftalmologista Liarte. Ele também recomenda a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido.

O tratamento do terçol é feito com aplicação local de calor úmido, com uma compressa de água morna, por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Também é recomendada a administração de colírios ou pomadas com antibióticos receitados por um oftalmologista.

A maioria das pomadas para terçol contém terramicina e prednisona em sua composição, substâncias que ajudam a eliminar a infecção ocular do organismo. Também é comum o médico receitar pomadas utilizadas no tratamento da conjuntivite, como moxifloxacino ou bacitracina de zinco.

Todo mundo, ao menos uma vez na vida, terá um terçol. Trata-se de uma condição ocular benigna, mas muito incômoda. O terçol, também chamado de hordéolo, se parece com uma espinha e se desenvolve nas margens das pálpebras. Em geral, costuma ter pus, deixar a região mais quente e avermelhada.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

Compressas de chá morno podem ajudar a curar o terçol, uma vez que diminui o inchaço, mas a grande responsável é a temperatura. Leia mais. Compressas mornas são fundamentais para curar o terçol, uma vez que diminuem o inchaço porque o calor ajuda a drenar a secreção do terçol.

Normalmente são feitas de corticoide, terramicina (muito usada para infecções oculares), ou outros tipos de antibiótico. Dessa forma, as tratam a infecção presente no organismo, fazendo com que o terçol melhore em um curto período. Além disso, existem métodos caseiros para aliviar o problema.