Como tratar gengivite?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Quando diagnosticada, a gengivite é tratada com a remoção das placas bacterianas e do tártaro (raspagem). Os dentes e suas raízes são tratados com uma limpeza manual ou usando um aparelho de ultrassom. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia para facilitar o acesso do dentista às raízes dos dentes.

5 opções caseiras para ajudar com gengiva inflamada

  1. Água morna com sal. Ajuda a acalmar e a cicatrizar a gengiva, aliviando a dor da inflamação. ...
  2. Chá de sálvia. Tomar chá para aliviar o incômodo é comum. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Babosa. ...
  5. Chá de cravo da índia. ...
  6. Escovação.

Quando a higiene bucal não é feita da forma adequada, restos alimentares se alojam entre os dentes e em sua base, formando a placa bacteriana, uma película viscosa e incolor. Caso não seja removida, essa placa pode liberar toxinas que afetam a gengiva e desencadeiam o problema.

Quanto tempo demora para se livrar da gengivite? Você pode esperar melhorias depois de alguns dias de tratamento para gengivite, mas pode demorar um pouco para que os sintomas desapareçam completamente. Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias.

Limpeza com jato de água entre os dentes (Waterpik). Uso frequente e cuidadoso de fio dental ou escovas interdentais (com fios mais finos que escovam entre os dentes). Compressas frias ou quentes para reduzir a inflamação. Enxaguante bucal: pode ser feito com água e sal várias vezes ao dia.

Os contraceptivos orais ou injetáveis também podem contribuir para o agravamento da gengivite, tal como a exposição ao chumbo, ao bismuto (muito utilizado nos cosméticos) ou a outros metais pesados como o níquel (usado em joias). Algumas doenças que podem causar ou piorar a gengivite devem ser tratadas ou controladas.

A gengivite pode ser revertida, em geral, removendo a placa bacteriana e o tártaro (se for o caso), que são duas das principais causas da inflamação gengival.

Comer balas, doces e outros alimentos com açúcar
Por isso, é importante não exagerar no consumo de alimentos cariogênicos, como balas, bolos, pães e massas. Eles também favorecem o surgimento de bactérias na boca.

Além da perda dental, outra das graves consequências da gengivite é a endocardite. Essa doença consiste numa inflamação preocupante que afeta a membrana responsável por revestir as válvulas cardíacas e a parede interna do coração.

À medida que o quadro odontológico evolui, é possível observar:

  1. Sensibilidade a alimentos quentes, frios ou doces;
  2. Alongamento dos dentes, em casos mais avançados com a exposição da raiz;
  3. Retração gengival;
  4. Mau hálito quase constante;
  5. Perda óssea e tecidual;
  6. Mobilidade dos dentes.

Gengiva inchada - tratamento
ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor. Contudo, estes medicamentos anti-inflamatórios não permitem tratar definitivamente o problema nos casos em que existe alguma doença relacionada.

Existem produtos como o Colgate® PerioGard, que diminui em 48% menos sagramento gengival, diminui 54% a placa bacteriana, diminuindo assim a gengivite e as doneças periodontais. Pergunte ao seu dentistaqual o enxaguante bucal mais indicado para você.

4 Melhores Cremes Dentais Para Gengivite

  1. 1 – Parodontax. Trata-se da maior referência em cremes dentais para gengivite. ...
  2. 2 – Oral-B Pró Gengiva. O cuidado com a saúde gengival está presente em diversos produtos da Oral-B. ...
  3. 3 – Oral-B Gengiva Detox Deep Clean. ...
  4. 4 – Colgate Periogard Gengiva Saudável.

1,2. A gengivite é, muitas vezes, causada pela formação da placa bacteriana. A melhor maneira de removê-la é com a escovação dos dentes duas vezes ao dia.

Um quadro de gengivite, por exemplo, costuma apresentar inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo no tecido gengival. Já a periodontite, esses sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados de outros, como mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.