Como tratar furunculo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 7 votos

A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral. No entanto, eles só devem ser utilizados sob orientação médica para evitar que a bactéria desenvolva resistência a esses medicamentos.

Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e a cura. Em casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo cirurgicamente, em uma unidade de saúde. Prevenção: – manter as mãos sempre limpas e cuidadosamente lavadas, bem como unhas cortadas e também limpas.

Açafrão em pó, também conhecido com cúrcuma tem poder antibacteriano e anti-inflamatório. Essas propriedades auxiliam no processo de cura do furúnculo e o elimina rapidamente.

O furúnculo é causado por uma bactéria que se aloja na pele. Se entrar na corrente sanguínea pode causar infecção generalizada com risco de morte. Não se deve espremer o furúnculo. São indicadas limpeza local e compressas quentes.

Tratamento. Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

No geral, a causa do furúnculo são bactérias, principalmente a do tipo Staphylococcus aureus, frequente na pele humana, que invade o corpo quando a barreira de proteção se enfraquece.

Essas partes são axilas, virilhas, rosto, coxa e outras regiões que combinem pelo, suor e atrito. Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

Saiba reconhecer sintomas do furúnculo

  1. Calor e vermelhidão locais;
  2. Presença visível de pus.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

Outra estratégia consiste em lavar com gel antissético assim o furúnculo comece a drenar, e passar com álcool. Pode ser aplicada uma pomada antibacteriana, posteriormente.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.