Como tratar frieiras de inverno?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O tratamento das frieiras pode não ser simples. Mas, a partir do final do inverno, com a aproximação do tempo mais quente geralmente desaparecem. Podem ser usados medicamentos de aplicação local para aliviar a comichão e ardor. Em alguns casos, podem estar indicados medicamentos sistémicos.

Geralmente os médicos indicam pomadas que tenham cetoconazol, fluconazol ou isoconazol. Assim, a pessoa deve passá-la em cima da frieira no mínimo de 2 a 3 vezes por dia durante 1 mês. O tempo de tratamento varia bastante, quanto mais cuidado a região receber, mais rápido ela irá se curar.

A frieira é uma inflamação cutânea dos pequenos vasos sanguíneos devido à exposição ao frio e humidade, particularmente em habitações ou edifícios sem aquecimento central. E, apesar de não ser considerada grave, provoca bastante desconforto e, por vezes, dor intensa.

Remédios caseiros para frieira
Para isso, pegue um dente de alho, amasse bem e coloque diretamente sobre a ferida, deixando atuar por cerca de uma hora. É importante lavar bem o local depois, com água fria, e garantir que não ficou nenhum resquício de alho para trás.

Os antifúngicos atacam os principais tipos de fungos que causam a infecção, são fáceis de aplicar e penetram rápido na pele para alívio dos sintomas. Clotrimazol é um dos princípios ativos que podem ser usados para tratar frieira ou de atleta.

O creme antifúngico Canesten® (clotrimazol) combate frieira ou pé de atleta e uma série de infecções da pele por fungos, como dermatofitose e micose de virilha. O Canesten® Creme é uma que interrompe o crescimento dos fungos, matando-os e aliviando os sintomas.

As frieiras podem ser classificadas em agudas, quando duram entre 12 a 24horas, crónicas se persistirem por mais tempo (sendo estas as que estão habitualmente associadas à exposição prologada ao frio).

A causa mais comum da popular “frieira” é a micose, infecção por fungo na região entre os dedos dos pés, também conhecida como tinea pedis. É a causa mais comum de micose e ocorre especialmente devido ao calor e umidade da região.

Bicarbonato. O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato.

Frieiras podem causar lesões, geralmente aparecem no terceiro, quarto e quinto dedos, se estendem para a sola do pé causando coceira na região, descamação da pele, ardor e odor característico. Se não tratar de forma adequada, a frieira pode se espalhar por outras partes do corpo, como a mão e virilha por exemplo.

O vinagre de maçã, como já falamos, é um ótimo fungicida (1). Isso significa que, deixar os pés de molho na solução de vinagre de maçã é um remédio natural e caseiro contra as frieiras. Além disso, esse método pode ser usado tanto para combater a frieira já existente, quanto para se prevenir desse problema.