Como tratar foliculite na Pepeca?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os profissionais mais indicados para prescrever um tratamento para foliculite vaginal são o ginecologista ou o dermatologista. Geralmente, esse tratamento é feito com dermocosméticos ou pomadas com ação anti-inflamatória.

A foliculite pode se apresentar em várias regiões onde há o crescimento de pelos, mas no caso da foliculite vaginal, a condição surge na região da vulva. A foliculite vaginal costuma surgir por conta de pelos encravados na região, principalmente na vulva que possui fios mais duros, grossos e em maior quantidade.

Geralmente, o tratamento recomendado para o tratamento da foliculite é o uso de antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos. Além disso, também recomenda-se o uso de loções calmantes para aliviar sintomas como coceira, além de cuidados caseiros, como evitar raspar a área.

O diagnóstico deve ser suspeito em pacientes com pápulas ou pústulas no pelo. Pacientes imunossuprimidos podem ter um risco aumentado de foliculite fúngica ou viral, garantindo maior presença desses distúrbios no diagnóstico diferencial de foliculite bacteriana.

Foliculite capilar viral
O HPV é o responsável pelo condiloma acuminado, conhecido como “crista de galo”, e lesões precursoras de câncer de boca, garganta, ânus e colo do útero. Apesar de provocar verrugas na pele e mucosas, o HPV não está associado a nenhum tipo de foliculite capilar.

Aloe vera. O aloe vera, também conhecido como babosa, é outra opção para aplicar sobre as áreas afetadas pela foliculite.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

No Brasil, o sabonete de enxofre para foliculite se tornou muito popular, inclusive por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele. Esse tipo de sabonete é feito a partir do enxofre, um mineral que possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.

A foliculite superficial pode ser tratada apenas com um sabonete antisséptico assim como a higienização do local afetado e das mãos, para evitar que a infecção se espalhe.

Tratamento tópico é realizado com pomadas de antibiótico (neomicina, mupirocina, ou gentamicina). Tratamento sistêmico, com antibióticos: eritromicina na dose de 40 mg/kg/dia, dividida de seis em seis horas; tetraciclina - adultos 2 g por dia; e cefalexina - 30-50 mg/kg/dia fracionada de seis em seis horas.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.