Como tratar a ansiedade?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Como tratar a ansiedade: Confira 7 dicas importantes

  1. 1- Atividade física. ...
  2. 2- Alimentação saudável. ...
  3. 4- Valorize quem te valoriza. ...
  4. 5- Se afaste do álcool e outras drogas. ...
  5. 6- Controle a respiração. ...
  6. 7- Procure por ajuda especializada.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão.

Por outro lado, passa a ser preocupante quando a pessoa manifesta sintomas físicos ou emocionais, tais como: grande preocupação com o futuro; dor de cabeça; hiperventilação (respiração rápida);

De acordo com a psiquiatra Dra. Érika Mendonça de Morais, o transtorno de ansiedade ainda não pode ser curado, mas o tratamento pode eliminar os sintomas e deixar o paciente em remissão.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Um ataque de ansiedade ou crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

Irritabilidade e mudanças de humor repentinas
Quando alguém pergunta como saber se você tem ansiedade, este é um sinal característico. A pessoa se sente irritada ou tem alterações de humor sem uma explicação aparente, geralmente quando está em situações de muita pressão ou estresse.

Cansaço, sensação de esgotamento e dores no peito são sintomas muito comumente associados à ansiedade.

A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

A ansiedade provoca na mente da pessoa a sensação que irá entrar em um ataque de nervos a qualquer momento. Essa pessoa geralmente passa do sentimento de euforia indo às lágrimas em pouco tempo. Em picos de estresse, começam a surgir esses sintomas de irritação e mudanças bruscas de humor sem nenhuma explicação.