Como é feito o exame de colonoscopia?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Como o exame de colonoscopia é feito? A colonoscopia é feita com o paciente sedado. Através de um tubo com uma câmera na ponta do aparelho, chamado de colonoscópio, guiado até o reto, é possível produzir imagens de alta qualidade ao longo do caminho.

Após o efeito da medicação, o paciente está liberado para ir para casa, com acompanhante e com restrição para a condução de veículos e atividades que necessitem de atenção, para o resto do dia. Quanto tempo dura a colonoscopia? O exame, propriamente dito, dura em média de 30 a 40 minutos.

O exame demora entre 20 e 60 minutos. Se a limpeza do cólon não estiver satisfatória, o médico costuma optar por interromper o exame, remarcando-o para outra data. O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia.

O exame de colonoscopia é realizado com o paciente em posição lateral, deitado sobre o seu lado esquerdo. É realizada a sedação, para que haja maior conforto para o paciente, evitando ansiedade e dor por parte do paciente.

Quais problemas de saúde a colonoscopia consegue detectar?

  1. Colites. ...
  2. Doença celíaca. ...
  3. Diverticulite. ...
  4. Doença de Crohn. ...
  5. Pólipos. ...
  6. Hemorroidas. ...
  7. Câncer colorretal.

Assim, logo após a colonoscopia, você poderá sentir náuseas, desconforto abdominal e cólicas, que melhoram com a eliminação do ar. Você deverá permanecer em observação por tempo variável. Depois de liberado(a), poderá se alimentar com sua dieta habitual.

A ausência da depilação não interfere no resultado do exame.

Em média esse exame custa na rede particular em clínicas particulares de 500 a 700 reais levando em consideração a idade do paciente.

O paciente que passa pela colonoscopia precisa estar levemente sedado e seu cólon deve estar limpo de fezes e resíduos alimentares, o que exige um preparo prévio que inclui uma dieta nas 24 horas que antecedem o exame, bem como o uso de laxativos, conforme orientação médica.

Assim como em todo tipo de exame médico existem algumas contraindicações para a realização da colonoscopia, como pessoas com diverticulite crônica, obstrução intestinal, cirurgia abdominal recente, dentre outros.

Os resultados apresentados revelaram que o sucesso da colonoscopia, com identificação de todos os segmentos do intestino grosso, estava presente em 95% dos exames realizados pela manhã.

A colonoscopia é realizada com anestesia geral.
Na maioria dos casos, a dor provocada pela colonoscopia é bem tolerada pelos pacientes, exigindo graus de leve a moderados de sedação e analgesia. Entretanto, não se trata de anestesia geral.

Colonoscopia é um exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta. Com ele, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas.