Como aliviar a azia imediatamente?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 20 votos

O chá ajuda a reduzir as contrações estomacais e, assim, evitam que o refluxo ocorra e, por consequência, a azia. O chá de gengibre é uma ótima opção para aliviar a azia. Você deve colocar 2 cm do gengibre, cortado em rodelas, numa panela com 2 xícaras de água e levar ao fogo.

Dicas para o alívio rápido da azia
Comece por se levantar ou elevar a parte superior do corpo se estiver deitado, e por desapertar qualquer peça de roupa apertada, por exemplo, um cinto.

Causas. A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.

A manifestação mais comum da azia é a sensação de queimação na região superior do abdome ou no peito, que pode durar de alguns minutos a horas.

Azia, chamada também de queimação, é uma sensação de ardência no começo do aparelho digestivo. Essa queimação costuma ser sentida na região do esôfago, no peito, e se espalhar pela garganta. Para algumas pessoas, azia e queimação são acontecimentos pontuais.

Confusão entre azia e infarto
Sua principal característica é uma dor em queimação que acontece atrás do esterno, o osso do tórax, na mesma localização do coração. Entretanto, é um sintoma com características mais duradouras e menos intensas do que uma dor que possamos diagnosticar como de origem cardíaca”, diferencia.

O stress e a ansiedade são duas das principais causas da azia e da indigestão e ambas têm um impacto real no seu sistema digestivo, por isso, é importante que mantenha os níveis de stress o mais baixos possíveis. Certifique-se que tem uma boa noite de sono e faça coisas que o deixem feliz.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

A falta de ar em repouso também é, assim como a dor no peito (sensação de compressão ou ardência no tórax, por mais de 20 minutos), um sinal de alerta, reforça Castro. Todos os sintomas apontados, como a dor no peito e a falta de ar, podem levar a náuseas, vômitos e tonturas.

Alguns ataques cardíacos ocorrem de repente, mas muitas pessoas apresentam sinais e sintomas de alerta com horas, dias ou semanas antes do evento.

Normalmente, o refluxo aparece logo depois de comer, então é importante que você controle melhor o horário da sua última refeição para não ir deitar logo em seguida. Isso dificulta a digestão e estimula o refluxo. Resultado: noites de mal estar.