Como acabar com gases e barriga inchada?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Então para acabar com a barriga inchada, o ideal é comer porções pequenas (mastigue de boca fechada) e evitar alimentos com excesso de sal (também favorecem a retenção de líquido) e gordurosos (possuem digestão lenta).

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Quando a pessoa está com um inchaço na região inferior da barriga, abaixo da linha do umbigo, as causas podem ser outras, como constipação (dificuldade para evacuar), excesso de gases presos, intoxicação alimentar ou mesmo um sintoma de doenças como apendicite, diverticulite e até endometriose.

O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

Sintomas de gases intestinais:
Cólica intestinal; Flatulência constante; Prisão de ventre; Inchaço na região.

Quais são as causas dos gases presos? Na maioria dos casos, a causa por trás dos gases no estômago ou intestino está relacionada com algo que você comeu. Sabe aquela sensação de “empachamento” após digerir algo pesado ou se alimentar de forma inadequada (rápido demais ou falar enquanto come).

Inchaço e distensão devido a gases intestinais podem ser por crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, doença celíaca, intolerância à lactose ou um distúrbio gastrointestinal funcional.

Geralmente, o excesso de gases é preocupante quando é acompanhado de odores fortes, dor, inchaço abdominal ou quando se elimina mais de 20 gases por dia, o que indica a necessidade de procurar um especialista para investigação do problema.