Como acabar com a candidíase rápido caseiro?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Para a cândida, existem duas boas opções. A primeira delas é o banho de assento com camomila, que conta com poderosos componentes anti-inflamatórios. Se desejar prepará-lo, basta acrescentar três colheres de sopa da erva seca em uma bacia com um litro de água aquecida. Em seguida, sente por cerca de cinco minutos.

O comprimido vaginal para candidíase Gino-Canesten® é um tratamento em dose única. A aplicação de 1 dia em dose única pode ser a preferida de mulheres e pessoas com vagina que possuem um estilo de vida agitado ou que optam por um tratamento rápido e conveniente.

Nos genitais- a candidíase genital-
E também antes da menstruação e podem ser aliviados com a aplicação de cremes antifúngicos ou com o uso de medicação oral. Nos homens, ela pode se manifestar com Coceira, vermelhidão e inchaço no pênis, além de descamação e manchas avermelhadas ou esbranquiçadas.

O creme vaginal candidíase deve ser utilizado durante 3 dias consecutivos. Para as mulheres e pessoas com vagina que preferem um tratamento mais longo em comparação ao tratamento de 1 dia. O tratamento é fácil de usar em casa e os sintomas de irritação devem começar a desaparecer em pouco tempo.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Utilize roupas íntimas de algodão e lave as peças apenas com água e sabão neutro (líquido ou em barra). A higiene da vulva também deve ser feita só com água e sabonete neutro (não use sabonete na área interna da vagina). É importante lavar a região externa diariamente e após o sexo.

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase
O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

2 - Procure não coçar
Lembre-se que a área já está inflamada, portanto coçar só vai aumentar o desconforto, fora o risco de se machucar. Daí a importância de iniciar rapidamente o tratamento para acabar com os sintomas.

Como a candidíase é transmitida? Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a candidíase pode ser transmitida através de relações sexuais. E ainda de mãe para filho, em caso de parto normal.