Como tomar sibutramina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Como tomar sibutramina? O cloridrato de sibutramina monoidratado deve ser utilizado apenas sob orientação médica. A dose inicial recomendada é de 1 cápsula de 10 mg por dia, administrada por via oral, ingerida pela manhã, com um pouco de líquido, antes ou após a alimentação.

A dose aprovada em bula da sibutramina é 10mg e 15mg ao dia, preferencialmente pela manhã, com ou sem alimentos. Tomar a medicação pela manhã pode ajudar a minimizar o impacto de possíveis efeitos colaterais, como insônia, que podem ocorrer em algumas pessoas.

O objetivo é perder pelo menos 2 kg no primeiro mês. Nos casos em que o aumento da dose seja necessária, deve-se antes levar em consideração a frequência cardíaca e a pressão arterial do paciente. Os pacientes perdem em média 10 a 15% do peso nos primeiros 6 meses.

É esperado que o medicamento comece a fazer efeito já nas primeiras semanas. A resposta que se espera é que, em 3 meses, ocorra a perda de 5% do peso. Após 6 a 9 meses, a tendência é que ocorra uma estabilização. Em geral, o medicamento pode ser usado pelo tempo máximo de 2 anos.

Em conclusão, a combinação de sibutramina e orlistat é bem tolerada e eficaz em aumentar a perda de peso em pacientes obesos por um período de até três meses.

Interações medicamentosas. A sibutramina não pode ser consumida em conjunto com outros remédios para emagrecer que agem no cérebro ou que são usados para transtornos psiquiátricos. Também há uma classe de antidepressivos — os inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) — que não devem ser prescritos em conjunto com ela.

Álcool. A administração concomitante de dose única de sibutramina com álcool não resultou em interações com alterações adicionais do desempenho psicomotor ou funções cognitivas. Entretanto, o uso concomitante de álcool com Cloridrato de Sibutramina não é recomendado.

Além disso, existe a falsa ideia de que a medicação não funciona pois “ao parar, se engorda tudo de novo”. Isso pode de fato ocorrer e infelizmente é bem comum [#efeitosanfona]. Porém, é bom deixar claro que a “culpa” é da Obesidade, que afinal é uma doença crônica, e não do tratamento.

"A sibutramina interfere nesse mecanismo de captação de algumas substâncias químicas (noradrenalina, serotonina e dopamina) pelo neurônio da frente, modificando a comunicação entre os neurônios e alterando a função que o cérebro determinou para cumprir", completou.

A principal é a diminuição da fome e aumento do intervalo entre as refeições. Esse efeito é muito bem vindo para pessoas que tem obesidade associada à ansiedade e compulsão alimentar. No entanto, cabe ao médico avaliar quando a prescrição é benéfica.