Como tomar Prednisona?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 8 votos

A dose inicial de Prednisona para adultos pode variar de 5 mg a 60 mg diários, dependendo da doença em tratamento. Em situações de menor gravidade, doses mais baixas deverão ser suficientes, enquanto que determinados pacientes necessitam de doses iniciais mais elevadas.

O comprimido de prednisona deve ser tomado com um pouco de líquido, pela manhã.

Como se usa

  1. Uso oral – Doses. • doses em termos de prednisolona.
  2. Adultos. 2,5 a 15 mg, 2 a 4 vezes por dia.
  3. Crianças. 0,14 a 2 mg por kg de peso corporal por dia ou 4 a 6 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia, em doses divididas.

Devo tomar a prednisona de quantas em quantas horas? A prednisona deve ser tomada uma vez ao dia, de preferência de manhã, ao acordar. Eventualmente, quando as doses forem altas, o médico pode prescrever a prednisona em dias alternados (dia sim, dia não).

Em geral, nós reumatologistas orientamos os pacientes a tomarem o corticoide, a exemplo da prednisona, no período da manhã, principalmente diante do uso crônico dessa medicação em algumas doenças. Isso ocorre porque no corpo humano a liberação do cortisol sofre alterações ao longo do dia.

Se os sintomas não desaparecem, pode-se aumentar a dose do corticoide em 10 a 15% e manter essa dose por 2 a 4 semanas. Se não ocorrer melhora dos sintomas, será necessário dobrar a dose da prednisona. A retirada deve ser feita mais lentamente, a cada 4 semanas, ou com reduções menores (metade da dose utilizada).

O medicamento prednisolona tem ação anti-inflamatória e imunossupressora, sendo usado para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, doenças endócrinas e em esquemas terapêuticos para o tratamento de determinadas neoplasias.

Predsim® deve ser tomado de acordo com as instruções fornecidas pelo seu médico, respeitando as doses, os horários e a duração do tratamento. As necessidades posológicas são variáveis e devem ser individualizadas, tendo por base a gravidade da doença e a resposta do paciente ao tratamento.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

A teoria de que a supressão adrenal-pituitária-hipotalâmica pode ser minimizada se a dosagem de corticosteroide evitar a fase noturna sensitiva fornece uma base para administração de uma única dose matutina de Prednisona em oposição a um quarto da dose diária total a cada 6 horas.

Predsim® pode ser administrado em dias alternados a pacientes que necessitem de terapia prolongada, de acordo com o julgamento do médico. A exposição do paciente a situações de estresse não relacionadas à doença básica sob tratamento, podem necessitar de aumento da dose de Predsim®.

A diferença está na forma biológica delas. A Prednisona depois de ingerida, ou seja engolida, precisa passar para o fígado para ser transformada em PrednisoLONA, para poder ser ativa e então funcionar! A PrednisoLONA, que é a forma ativa, depois de ingerida não precisa passar pelo fígado!

A insônia trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador.