Como tomar orlistat?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 5 votos

A dose recomendada de orlistate é de uma cápsula dura de 120mg, junto com cada uma das três refeições principais (durante ou até uma hora após cada refeição). Caso uma refeição seja omitida ou não contenha gordura, orlistate pode não ser administrado.

Quantos quilos se perde com orlistat? O orlistat deve ser usado como tratamento auxiliar para a perda de peso de pacientes com índice de massa corporal maior que 30 kg/m². O medicamento bloqueia o excesso de gordura consumida, ajudando o paciente a perder, em média, entre 5 a 10 kg no período de 12 meses.

A dose indicada é de 1 comprimido 3 vezes por dia, durante ou logo após cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). Doses maiores que 360 mg por dia (mais de 3 comprimidos por dia) não apresentam eficácia superior, por isso, não estão indicadas.

Em grande parte dos casos, o paciente deve tomar o fármaco durante as principais refeições do dia, isto é, no café da manhã, no almoço e no jantar. O consumo também pode ser feito por até uma hora após as refeições.

Que tipo de gordura elimina? O orlistat serve para inibir a ação da enzima lipase. Ela é responsável quebrar as moléculas de gordura nos alimentos para ser absorvida pelo organismo. Com essa ação, parte das gorduras ingeridas na alimentação, incluindo as gorduras saturadas e não saturadas, são eliminadas nas fezes.

Cercato alerta que o orlistate pode interferir na absorção de vitaminas lipossolúveis importantes para o organismo, como as vitaminas A e D. Além disso, pode alterar o efeito de alguns medicamentos, como anticoagulantes, e piorar os sintomas de pacientes com problemas intestinais.

Doses de orlistat superiores a 120 mg, 3 vezes por dia, não mostraram benefícios adicionais. O efeito do orlistat resulta num aumento do conteúdo em gordura das fezes 24 a 48 horas após a administração.

Nenhum medicamento deve ser utilizado sem orientação de um médico, que irá definir a dose e o tempo adequado do tratamento. A indicação geralmente é ingerir o orlistat durante as principais refeições do dia, ou seja, no café da manhã, no almoço e no jantar. Também pode ser ingerido por até uma hora após as refeições.

Os medicamentos mais usados para emagrecer e que devem ser receitados pelo médico, são:

  1. Sibutramina. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.

O uso excessivo do Orlistat faz eliminar muita gordura e as vitaminas que deveriam ser absorvidas por meio da gordura também são eliminadas. Aí a pessoa não emagrece e ainda fica com carência de vitamina. No processo de emagrecimento, o uso do Orlistat deve ser colocado numa segunda etapa.

Este medicamento atua inibindo a absorção da gordura alimentar no intestino, e fazendo com que ela saia inalterada nas fezes do paciente.

O Orlistat apresenta vantagens na sua utilização quando comparado com a Sibutramina, utilizados na perda de peso, pois em baixas doses ele não consegue ser absorvido pela corrente sanguínea, tornando-se um fármaco seguro e com poucas interações medicamentosas, e por não atuar no Sistema Nervoso Central, torna-se ...

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): incontinência fecal, fezes amolecidas, desconforto/dor retal, distúrbios dentais ou gengivais, infecções do trato respiratório inferior, irregularidades menstruais, ansiedade, fadiga, infecção urinária e distensão abdominal.

A maioria dos eventos adversos relacionados ao uso de orlistate decorre de sua própria ação no sistema digestivo, que é diminuir a absorção de parte da gordura contida nos alimentos.

De acordo com especialistas, o medicamento é capaz de reduzir em 30% a absorção de gordura, o que pode levar a perda de peso, mas de forma reduzida.

Morosil mais Garcinia mais Orlistat. O MOROSIL contribui de maneira eficaz no emagrecimento e redução de medidas, principalmente na região do abdômen, onde o produto atua com maior eficácia, diminuindo consideravelmente células de gordura, devido à promoção da redução do acúmulo de lipídeos no organismo.