Como tomar melatonina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Diante das diferentes formas de suplementação, as recomendações são:

  1. cápsulas: 1 cápsula ao dia, em até 30 minutos antes de dormir;
  2. gummy: 1 goma de melatonina por dia, também antes de dormir;
  3. líquida: poucas gotas, conforme recomendação médica, entre 30 minutos a 1 hora antes do descanso noturno.

Qual o melhor horário para tomar melatonina? Para o tratamento de insônia, recomenda-se que a melatonina seja ingerida uma vez ao dia, algumas horas antes de se repousar. A quantidade da dose varia de acordo com o peso da pessoa, mas costuma girar em torno de 1 mg a 5 mg.

Geralmente, a substância deve ser ingerida uma vez ao dia, 30 minutos até uma hora antes de dormir. A Anvisa liberou o uso da melatonina na posologia de 0,21 mg por dia, para adultos maiores de 19 anos, tomada por via oral, na forma de comprimido ou em gotas.

A americana National Sleep Foundation reforça que que crianças com menos de 5 anos não devem tomar melatonina. A partir dessa idade, é indicado de 1 a 2 mg. Entre 6 e 12 anos, é recomendável de 1 a 3 mg de melatonina. Para adolescentes acima de 13 anos, a variação da dosagem pode ser de 1 a 5 mg.

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.

A melatonina é recomendada para todas as pessoas? Em geral, a maioria das pessoas pode tomar melatonina, mas há algumas exceções: gestantes, lactantes, crianças e pessoas cujo trabalho requer atenção constante devem evitar o uso do medicamento.

Quando se toma uma melatonina farmacológica, a dosagem deve ser estudada para cada paciente de tal forma que o paciente, tomando-a de noite, antes de dormir, ao acordar não tenha mais nenhuma melatonina circulante. Não pode haver escape de melatonina circulante durante a manhã", alerta Cipolla.

Medicamentos. Alguns fármacos e substâncias podem inibir a produção da melatonina. O mais conhecido é o propranolol, um medicamento da classe dos beta-bloqueadores, muito usado para o tratamento da hipertensão e de problemas cardíacos.

Ele também ajuda na prevenção e no tratamento de diversas condições, como depressão, ansiedade e estresse. Sendo assim, essa suplementação pode ser uma ótima maneira de conseguir melatonina e um sono de melhor qualidade, sem os efeitos colaterais que o suplemento de melatonina poderia trazer.

As evidências sugerem que a ingestão de melatonina em curto prazo é, geralmente, segura para a maioria dos adultos. Mas, ela pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, sonolência diurna, tontura e náusea.

Diante das diferentes formas de suplementação, as recomendações são: cápsulas: 1 cápsula ao dia, em até 30 minutos antes de dormir; gummy: 1 goma de melatonina por dia, também antes de dormir; líquida: poucas gotas, conforme recomendação médica, entre 30 minutos a 1 hora antes do descanso noturno.

Caso você esteja tomando melatonina e continue tendo dificuldades para dormir ou esteja se sentindo sonolento durante o dia, avise o seu médico. Pode ser sinal de dosagem muito baixa ou muito alta.