Como tirar tartaro dos dentes?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

Escove e use fio dental regularmente .
Use flúor ou enxaguatório bucal antimicrobiano aprovado pela ADA , beba muita água, coma frutas e vegetais frescos e evite alimentos açucarados. Você também deve evitar o uso de tabaco e reduzir o estresse , pois isso também pode contribuir para o acúmulo de tártaro nos dentes.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

Este é caracterizado por ser extremamente áspero e poroso, além de facilitar a adesão de bactérias. “Assim, o tártaro está diretamente relacionado à ocorrência de inflamação gengival (gengivite), caracterizada pelo sangramento durante a escovação e, até mesmo, espontâneo”, explica o dentista.

Tártaro - causas
Regra geral, a formação de tártaro resulta da acumulação de placa bacteriana não removida pela escovagem e passagem com fio dentário, ou seja, resulta da placa que fica depositada nas arcadas dentárias por períodos de tempo mais ou menos prolongados.

Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.

A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

E, como se não bastasse, o tártaro no dente, quando não tratado, provoca problemas periodontais, como retração gengival, gengivites e perda óssea.

Para fazer a limpeza corretamente, é necessário seguir os passos abaixo:

  1. 1) Escolha uma escova de dentes adequada. ...
  2. 2) Use uma quantidade certa de creme dental. ...
  3. 3) Faça movimentos circulares. ...
  4. 4) Higienize a língua. ...
  5. 5) Escove os dentes por mais de dois minutos. ...
  6. 6) Escove os dentes por três vezes ao dia.

O tártaro pode irritar as gengivas e causar inflamação, o que pode levar à gengivite. Os sintomas incluem gengivas vermelhas e inchadas, sensibilidade e sangramento durante a escovação. A gengiva também pode ficar retraída, o que pode evoluir até para a perda do dente afetado.

Ao detectar a presença de tártaro no dente, procure um dentista, pois não é possível raspar tártaro em casa. Além do esforço ser em vão, você ainda pode machucar a gengiva e danificar os dentes durante a tentativa.

O tártaro nos dentes é uma condição que, diferentemente da placa bacteriana, não pode ser removido de forma caseira. Sendo assim, só é possível remover tártaros no consultório odontológico através de um procedimento chamado raspagem de tártaro ou raspagem dental.

Mesmo sendo benéfico para a boca, os dentistas não recomendam o uso do bicarbonato de sódio sem acompanhamento de um profissional. Isso porque a prática pode trazer, em vez de benefícios, efeitos contrários e tornar os dentes mais sensíveis e danificar o esmalte dentário.