Como tirar pigarro da garganta?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Beber 2 litros de água. Embora seja a dica mais simples, é uma das mais eficazes no alívio da sensação de pigarro na garganta, pois hidrata as secreções que estão presas, permitindo que sejam eliminadas com a tosse. A água pode ser bebida sob a forma de chás ou até de água de coco, por exemplo.

A água morna e o sal ajudam a diluir a secreção, facilitando sua absorção pelo organismo. Tome cuidado apenas para não ingerir água muito quente e nem engolir o líquido, pois o excesso de sal pode estimular a perda de fluidos e levar a desidratação. Você pode fazer o gargarejo de água e sal até três vezes ao dia.

O pigarro é caracterizado pelo excesso de muco na garganta. O problema é causado por irritação ou inflamação na região, que podem ser decorrentes de diversas complicações. O excesso de muco pode causar complicações mais graves se for persistente, devendo ser investigado o quanto antes.

A rinite pode ser uma das causas do catarro. As doenças respiratórias são as principais causas para o aumento na produção do catarro, entre elas sinusites, bronquites, asma, pneumonia, rinites, entre outras.

faça gargarejo; acrescente gotas de óleo de eucalipto ao vaporizador de ar, pois ajuda a aliviar a sensação de congestão; procure assoar o nariz frequentemente, com papel macio para não machucar o nariz; respire o vapor da água e aproveite para assoar o nariz quando for tomar banho.

O acúmulo de muco na garganta, conhecido como pigarro, é um sintoma que traz muito desconforto. Apesar de comum, em alguns casos pode permanecer durante anos. Para tratar a condição é essencial que haja um diagnóstico preciso e análise de um médico especialista.

Nervosismo ou estresse (pigarro crônico)
Há casos em que o pigarro aparece ou se intensifica em horas de nervosismo ou estresse. Se esse incômodo for frequente e atrapalhar a sua rotina, diminuindo sua segurança ao falar em público, ou até interferindo na sua interação social, então o pigarro crônico é preocupante.

Esse quadro pode ser chamado de disfagia. Ele ocorre quando há um problema na passagem do alimento até a boca do estômago, gerando a sensação de estar com algo preso na garganta.

Fluimucil

Fluimucil possui uma rápida ação ao ser absorvido no trato gastrointestinal, assim, o início de sua ação ocorre dentro de uma hora após sua administração. Sendo assim, esse xarope pode ser considerado o melhor expectorante pela rapidez de seus efeitos.

Ainda que no meio social eliminar o catarro não seja um indicativo de boas maneiras, Barros aconselha às pessoas a expelir o muco sempre que as circunstâncias forem favoráveis. "Quando se escarra, há a certeza de que a infecção está sendo colocada para fora do organismo.

“É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”.

O excesso de catarro é um sintoma comum para gripes e resfriados, quando há a congestão das vias nasais, e costuma desaparecer junto dessas doenças. Porém, quando o pigarro é constante e não está ligado a esses quadros, pode ser um sinal de condições mais graves.