Como tirar olho de peixe?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Uma forma de tratar o olho de peixe nos pés é realizando uma consulta em um dermatologista. Em geral, ele indica o uso de loções tópicas, que têm como principais ingredientes o ácido salicílico, o ácido nítrico ou o ácido tricloroacético. Para casos mais leves, usá-las uma vez ao dia é suficiente para um bom resultado.

Tratamento para olho de peixe em casa
O tratamento com géis ou cremes à base de ácido salicílico pode ser recomendado pelo médico para promover uma esfoliação química que remove camadas da verruga.

Divida uma folha de babosa e pegue o suco claro da folha interior com um pedaço de algodão. Aplique o algodão sobre a verruga e cubra com uma bandagem. Repita isto todos os dias até que a verruga desapareça.

Outra opção é a crioterapia com nitrogênio líquido (pode ocorrer junto ao uso do ácido, de acordo com o que o dermatologista orientar), que faz a retirada do olho de peixe. Em casos mais raros, também se faz cirurgia para remoção da verruga ou até uso de laser.

A Verruga Plantar ou popularmente conhecido como olho de peixe, são lesões cutâneas, habitualmente dolorosas, que se localizam na planta e/ou face plantar dos dedos dos pés. Elas são causadas por vírus da família “Papiloma Humano” (Human Papilloma Virus – HPV) muito frequente em crianças e adolescentes.

Como tratar olho de peixe no pé? Uma forma de tratar o olho de peixe nos pés é realizando uma consulta em um dermatologista. Em geral, ele indica o uso de loções tópicas, que têm como principais ingredientes o ácido salicílico, o ácido nítrico ou o ácido tricloroacético.

Segundo a dermatologista, os tratamentos mais indicados para olho de peixe são a retirada da lesão com bisturi e o uso de medicações prescritas sob orientação médica. “Nesse caso, pode-se utilizar alguns ácidos em consultório na região afetada.

De acordo com a médica, o olho de peixe é a designação popular, uma lesão benigna decorrente da contaminação de um vírus do grupo HPV, o papilomavírus humano, que pode entrar no corpo através de pequenos cortes ou rachaduras - o que justifica o surgimento de olho de peixe no pé.

Localização: As calosidades costumam se formar em áreas de pressão ou atrito nos pés, enquanto os olhos de peixe são mais comuns na sola dos pés. Aspecto: As calosidades são áreas de pele espessa e endurecida, enquanto os olhos de peixe têm uma aparência mais saliente, com um ponto preto no centro.

Causas das verrugas plantares
O HPV é uma infeção sexualmente transmissível (IST), o que faz com que o vírus seja muito perigoso, pois é capaz de provocar vários tipos de cancro, incluindo, no útero, no ânus, na vagina, na vulva, entre muitos outros.