Como tirar mofo da parede?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 14 votos

A água oxigenada é um ótimo desinfetante e pode ajudar a remover o mofo das paredes. Não precisa ser diluída, basta colocar o produto em um borrifador e aplicar diretamente na parede mofada, deixando agir por cerca de 15 minutos. Esfregue a região com uma escova e remova com um pano seco.

Produtos caseiros como vinagre, álcool e bicarbonato são ótimos antibactericidas para tirar o cheiro de mofo e acabar com os fungos. Então, um pano umedecido é a melhor solução para manter esses inquilinos longe.

Vinagre de álcool é o mais recomendado para tirar mofo.

Como tirar mofo da parede com vinagre e bicarbonato

  1. Misture vinagre com bicarbonato dentro de um borrifador (não misture com água);
  2. Aplique na área manchada;
  3. Deixe agir por alguns minutos;
  4. Limpe com um pano úmido para retirar o excesso de produto;
  5. Caso seja necessário, repita o processo de como tirar foto da parede;

Para preparar a solução, basta misturar o vinagre branco e o colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulhar bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.

Desumidificadores, ar-condicionado e ventiladores também podem ajudar na tarefa. Invista em tintas que repelem mofo em ambientes muito úmidos.

O vinagre é um coringão na hora de limpar a casa, isso é fato. Por conta da sua alta concentração de ácido acético, ele desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. E, com mofo, não é diferente. Ele não só elimina o fungo, como também o bolor negro em superfícies porosas e não porosas.

Para tirar mofo de parede com vinagre branco, aplique o produto em um borrifador e deixe agir por 10 minutos. O processo de limpeza é muito parecido com a receita de álcool, que passamos acima. Depois desse período, esfregue com uma escovinha para remover as manchas.

A água sanitária é a opção mais conhecida de produto para tirar mofo do teto do banheiro. Isso se deve à poderosa ação oxidante que combate facilmente as bactérias. Além disso, o alvejante presente na composição tem o poder de clareamento das superfícies. Assim, além de remover o mofo, clareia a superfície.

Isso acontece, especialmente, devido à existência de materiais e equipamentos poluentes, da própria ocupação humana e da umidade gerada em ambientes internos que não possuem qualidade do ar. O excesso de umidade em ambientes fechados facilita a proliferação de mofo e bactérias, e pode trazer problemas de saúde graves.

Alta umidade, pouca luminosidade, falta de ventilação e alguma matéria orgânica para servir de alimento: essa é a receita perfeita para desenvolver no ambiente uma colônia de fungos que dá origem ao mofo.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.