Como tirar chulé do pé?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

No caso de pessoas que apresentam chulé, é recomendado o uso de sabonetes antissépticos. Outro ponto importante é lembrar-se sempre de lavar bem entre os dedos. Fazer, uma vez por semana, a esfoliação das áreas espessadas dos pés.

Lave os pés com água e sabão
Eles devem ser lavados com água e sabão diariamente durante o banho e/ou antes da colocação dos sapatos. “Quando o cheiro costuma ser forte, podem ser usados sabonetes antissépticos para tentar eliminar as bactérias ruins”, orienta a dermatologista.

De noite, prepare uma bacia com água morna e duas colheres de sopa de vinagre (ou duas colheres de sopa de sal). Deixe seus pés nessa solução por dez minutos e deixe-os secarem naturalmente. Você não deverá utilizar esse método antes de calçar os sapatos, apenas antes de dormir.

adicione um papel absorvente dentro do sapato
A ideia é colocar algumas folhas de jornal ou papel toalha pressionadas dentro do calçado, em contato com a palmilha, para que ele possa absorver toda a umidade interna. Deixe durante a noite e retire no dia seguinte.

Recomendamos o uso do Creme Antisséptico da Unicpharma para tratar o chulé e proporcionar saúde aos pés.

Ele pode ser usado, inclusive, como talco caseiro. Já o limão tem ação adstringente, além de um aroma bem agradável. – Banho de sal: Misture 1/2 copo de sal grosso ou 4 colheres de sal refinado com um litro d'água. Lave os pés normalmente, e em seguido os mergulhe na mistura.

Chulé é ocasionado por bactérias que se desenvolvem em nossos pés. Uma boa higiene e evitar o uso de sapatos por vários dias consecutivos podem ajudar a evitar o problema.

Bicarbonato de sódio
A primeira dica é como tirar o cheiro de chulé do tênis com bicarbonato de sódio. Você pode espalhar um pouco dessa substância no interior do tênis e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, retire-a e use um pano seco para finalizar a limpeza. Pronto!

Algodão com vinagre: a segunda opção é colocar algumas bolinhas de algodão dentro do sapato, embebidas com algumas gotas de vinagre em cada uma delas. Lembre-se de não encharcar o algodão, pois isso pode acabar danificando seus sapatos.

Seque bem os pés.
Como o suor fica preso entre os pés e os dedos, lave e seque esta região do corpo corretamente, pelo menos uma vez por dia. Talcos e palmilhas desodorizantes ajudam a absorver o suor e a manter os pés e os sapatos livres do mau cheiro.

Utilize os produtos certos. O detergente neutro, o limpador multiuso e o sabão líquido são as melhores opções de materiais de limpeza para lavar tênis. Por não serem muito abrasivos, não retiram a cola, nem danificam o material. Nos tênis brancos também pode ser usado o alvejante, desde que ele não tenha cloro.

Como tirar chulé do tênis, chinelo e outros tipos de sapato

  1. Vinagre + bicarbonato de sódio para limpar o calçado por dentro. ...
  2. Sal de cozinha trata a umidade e impede a proliferação de microrganismos. ...
  3. Lembre-se de lavar os sapatos com certa frequência. ...
  4. Dicas extras para evitar o chulé

Suor + pele morta + bactérias
O suor e a renovação da pele são alimentos para bactérias. Só que, depois de comer, elas soltam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, os responsáveis pelo mau cheiro. Como a meia e o calçado não deixam os pés ventilarem, o odor se intensifica.

Pode usar desodorante para os pés? A resposta é: sim. O desodorante ou o antitranspirante que você usa na axila também pode ser usado nos pés. Apesar de existirem marcas de desodorante para os pés, aqueles para a axila comumente encontrados nos mercados e drogarias também servem o mesmo propósito.

O sal serve para retirar a umidade, evitando a propagação de bactérias, e o bicarbonato é o que tira de fato o chulé, devido ao seu alto teor alcalino, que combate os microrganismos responsáveis pelo mau odor.

O mais importante é sempre lavar com água morna e sabão, esfregando bem o tênis e deixando de molho por algum tempo. Quando for deixar o tênis de molho, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio e um pouco de vinagre branco, essa solução eliminará de vez os fungos e bactérias.