Como tirar caseum do fundo da garganta?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Como eliminar o caseum naturalmente

  1. enxágue a boca com água morna e sal por cerca de 20 minutos duas vezes ao dia;
  2. use enxaguante bucal;
  3. faça um gargarejo com vinagre de maçã 3 vezes ao dia;
  4. pesquise sobre a ação de óleos essenciais;
  5. consuma probióticos, presentes em iogurtes, por exemplo;

Também se pode tentar remover os cáseos com a ajuda de um cotonete, pressionando gentilmente nas regiões da amígdala onde estão alojados os cáseos. Não se deve exercer muita força para evitar lesar os tecidos e, no final, o ideal é gargarejar com água e sal ou com um enxaguante adequado.

“Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma.

Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.

Os cáseos amigdalianos ocorrem quando os resíduos ficam presos nas fendas e aberturas das estruturas glandulares da parte de trás da garganta. A calcificação, um processo que transforma os detritos em depósitos brancos ou amarelos duros, cria os "cáseos" que podem ser desconfortáveis para alguns.

O caseum, ocorre principalmente, por ausência ou má higienização bucal. Portanto, o acúmulo de restos de alimentos no interior da boca, favorece a multiplicação de bactérias, por isso a má higiene bucal tem grande influência no quadro.

Os cáseos não são uma doença, mas sim um transtorno que pode ser solucionado de maneira conservadora ou cirúrgica. Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito.

Escovar os dentes após cada refeição e passar o fio dental ao menos uma vez ao dia é uma questão básica de saúde e higiene. Escovando os dentes após cada refeição, você evitará acúmulos de alimentos nas amígdalas, diminuindo e muito as chances de ter amigdalite caseosa novamente”, comenta a Doutora.

No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

Mas o problema maior é a possibilidade de alterações da voz em pacientes que foram submetidos à operação, mesmo executada com o cuidado devido. Em regra os autores são concordes em admitir que a remoção das tonsilas não altera a voz falada.

O mau hálito – também conhecido como halitose – é um dos principais sintomas dos cáseos amigdalianos. Lembrando que a formação do cáseo pode se dar devido ao acúmulo de restos de comidas nas amígdalas, favorecendo a proliferação de microrganismos.