Como tirar calo do pé?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Esfregue os pés com um esfoliante (de preferência, utilize pedra pomes para auxiliar no processo) para retirar o excesso de queratina e pele morta da região. Aplique um hidratante e massageie o calo para finalizar.

Repouso: descanse os pés e deixe o local afetado arejado o máximo possível. Proteja: procure usar curativos que não tenham colas, como uma gaze por exemplo, eles ajudam a manter as bolhas longe de atritos. Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas.

Não tente cortar ou raspar os calos e calosidades em casa.

Prevenção

  1. Almofadas para colocar entre os dedos dos pés;
  2. Espuma ou almofadas para colocar sobre os locais onde se formam calos;
  3. Almofadas de espuma com furos no centro (como donuts )que redistribuem pressão em torno do calo;
  4. Palmilhas com amortecimento para preencher os pés e aliviar a pressão mecânica.

Tratamento de calo plantar

  1. Uso de calçados adequados;
  2. Uso de palmilhas ortopédicas;
  3. Tratamento podológico dos calos;
  4. Uso de protetores de calos;
  5. Uso de cremes hidratantes ou com ácido salicílico (que ajudam na dissolução da queratina);
  6. Cirurgias;
  7. Uso de medicamentos em caso de infecções;

Em alguns casos, essas lesões geram somente prejuízos estéticos, pois a calosidade é visivelmente grosseira, ressecada e amarelada. Porém, em muitos casos manifestam-se dores e incômodo nas regiões afetadas. Diversas áreas podem desenvolver esse problema. Por isso, existem diferentes tipos de calos nos pés.

Sempre que houver uma compressão do calo, ele dói. É a forma que a pele encontra de se defender desse “apertão”. Portanto, o desconforto é evitado simplesmente protegendo a área, com protetores de calos, e não pressionando.

Melhor procurar por cuidado médico para esse procedimento. Se as bolhas ainda não estouraram, o ideal é não as estourar, uma vez que o teto da bolha é o curativo natural para seu interior cicatrizar bem. Evite, também, cortar ou raspar os calos, pelo mesmo risco de provocar uma infecção.

Faça compressão de limão e aspirina
Essa mistura é bastante eficaz e fácil de fazer. Basta amassar seis comprimidos de aspirina e dissolvê-los em uma colher de suco puro de limão. Deixe a mistura atuar por dez minutos no local desejado e depois lave os pés normalmente.

Os Calos “duros”
Se a pressão se manifesta sobre um osso sujeito a fricção constante, um calo “duro” pode se desenvolver. Os calos têm um núcleo duro e ceroso que se forma na epiderme, a camada exterior da pele, e que depois de penetrar no tecido subjacente, comprime os nervos da derme.

Tem o dorsal, em cima do dedo; o duro, que é o mais comum; o calo com núcleo, que é doloroso; e o mole, que aparece no meio dos dedos”, explica Cristina Lopes, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet. Segundo a profissional, a prevenção é fundamental para evitar a dor ao pisar no chão.

Um calo é uma área dura na camada superior da pele que se torna grossa, rígida e espessa, como uma resposta ao atrito constante em que a área é submetida. O calo propriamente dito se constitui de uma área rica em queratina, semelhante ao tamanho de uma ervilha. Não pare agora...

Não tente cortar e raspar os calos e calosidades em casa, pode piorar a situação; Mantenha a postura: anormalidade na marcha ou movimentos que resultam em aumento de pressão nos pés causam calos e calosidades, não somente na planta dos pés como também nos dedinhos e toda as áreas com proeminências ósseas acentuadas.

O olho de peixe é caracterizado pelo surgimento de verrugas na cor da pele ou amareladas, com diferentes tipos de tamanhos - do pequeno ao médio - em várias partes do corpo. Quando o quadro se apresenta nas solas dos pés, a Dra. Betina revela: o principal sintoma é a dor, principalmente ao pisar ou caminhar.